terça-feira, março 06, 2012

A Teimosia Raramente é uma Virtude


Sinto que a teimosia raramente é uma virtude. Palavra de Teimoso!

Embora eu seja daqueles teimosos que só teimo quando tenho a certeza de alguma coisa...

Felizmente ou infelizmente, o futebol acaba por ser uma das melhores metáforas da vida, por todos os condimentos que nos oferece.
O treinador do Benfica é dos melhores exemplos da teimosia que normalmente dá maus resultados. O ano passado apostou a época toda num guarda-redes de terceira categoria, que dava a sensação de besuntar as luvas de manteiga antes dos jogos, o espanhol Roberto. Este ano aposta num defesa esquerdo brasileiro, cuja última proeza foi deixar-se expulsar no jogo com o F.C.Porto, tornando tudo mais difícil para o clube da Luz, que acabou derrotado em casa. O mais curioso é ter no plantel um esquerdino que era só titular da selecção de Espanha, campeã da Europa e do Mundo.
Escrevi isto antes do Benfica se ter apurado para os quartos de final da Liga dos Campeões. E não mudo uma linha. Se o Benfica não for campeão, isso fica a dever-se à teimosia de Jorge Jesus.

Este é apenas mais um exemplo da falta de senso que anda por aí...

Normalmente a teimosia abre o caminho à estupidez, quando se insiste no mesmo erro.

É por isso que sinto que a teimosia raramente é uma virtude.

A fotografia, "Cena de Rua", do meu amigo Aníbal Sequeira, também tem alguns condimentos da tal teimosia que vira estupidez, por vezes de uma forma violenta.

11 comentários:

  1. aqui a teimosa veio ler-te a esta hora, ainda havemos de saber se o aníbal sequeira, com todo o respeito, é meu parente afastado :-) um grande beijinho, luís *

    ResponderEliminar
  2. Também não acho que a teimosia seja, na maioria das vezes, uma virtude. O que acho, com teimosia, é que a estupidez é muito atrevida!

    ResponderEliminar
  3. E eu, teimosa como sou teimo em vir uma e outra e muitas vezes a este poço de teimosias ler tão belas e bem juntas palavras, sem me importar se insisto ou não no mesmo erro.

    ResponderEliminar
  4. Teimosamente volto só para dizer:
    Voltarei em breve.

    ResponderEliminar
  5. mas tu és uma bela teimosa, Alice. :)

    quando estiver com o Aníbal, pergunto-lhe mais sobre as raízes)

    ResponderEliminar
  6. muito mesmo, Helena.

    os governantes são o melhor pano cheio de nódoas. para mal de todos nós.

    ResponderEliminar
  7. que todas as teimosias fossem como a tua, Margarida. :)

    ResponderEliminar
  8. eu nao entendo muito de futebol para opinar sobre o teu texto.

    mas de teimosia (acho que ganha um prémio) sou uma teimosa de gema.

    um beij

    ResponderEliminar
  9. Não entendo nada de futebol nem quero aprender, mas como sou do Carneiro atraiu-me o título deste texto... É que Carneiro é, por natureza, teimoso. Eu sou teimosa, mas raramente teimo com as pessoas. Por educação. Mas fico (quase) sempre na minha...

    Beijinhos teimosos...

    ResponderEliminar
  10. embora esta seja a realidade, tentei usar o futebol de uma forma metafórica, em relação a tudo o que implique teimosia exagerada, ou seja o insistir no erro, Piedade.

    ResponderEliminar
  11. mas não é o futebol que está em causa, Graça.

    é a teimosia estúpida das pessoas, que insistem no erro.

    olha por exemplo os nossos governantes...

    ResponderEliminar