segunda-feira, março 12, 2012

Anatomia dos Mártires


Acabei ontem de ler a "Anatomia dos Mártires", de João Tordo.

Embora esteja bem escrito, na minha opinião ficou ligeiramente atrás do "O Bom Inverno", apesar da sua história, pelo menos aparentemente, ser muito mais prometedora.

Digo isto porque aborda também a história mitológica de Catarina Eufémia, que foi desmontada pelo autor, mas sem qualquer novidade, pelo menos para quem está dentro da temática.

O João continua um "internacionalista" (penso que deve ser propositado, para partir à conquista de novos mercados...), andou por Berlim, namoriscou uma irlandesa e acabou por ir a Dublin.

O jornalismo e esta época estranha em que vivemos (sim a crise está lá, até tem o Afonso, um vendedor de sonhos com o tal dinheiro fácil que afinal tinha asas...), estão lá, bem caracterizados.

Aliás, a personagem principal (o João escreve na primeira pessoa...), pode muito bem ser confundida com um desses "inventores de notícias", que enchem as redacções dos jornais.

Como já disse, estava à espera de melhor, pelas expectativas que o João me criou, com as suas obras anteriores,  mas é natural que isso aconteça, não há dois livros iguais, quanto muito podem ser parecidos. 

Até é provável que alguns leitores prefiram este aos outros livros. É por isso que nem todos saem à rua vestidos de branco...

4 comentários:

  1. Já li o livro e não gostei.
    É confuso. Nem a parte que o autor fala da Catarina Eufémia é estimulante.
    Foi o primeiro livro que li do Tordo e chegou.

    ResponderEliminar
  2. não o achei confuso, Carlos.

    é muito hoje.

    ResponderEliminar
  3. Confesso que ainda não li nenhum livro dele. Aliás há uma série de novos autores que ainda não tive oportunidade de ler. Neste momento estou a ler "O inventor das lágrimas" do Luis Carmelo, um autor de quem também nunca tinha lido nada.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. é um bom escritor, Elvira.

    utiliza muito bem as palavras.

    ResponderEliminar