quinta-feira, março 08, 2012

Sou um Homem e...


Em relação à escolha deste poema, podia apenas dizer, «porque sim», mas devo dizer 
mais qualquer coisa. Gosto muito das palavras da Alice e hoje é um dia em que as posso festejar. Não são palavras fáceis, podem e devem ter várias interpretações...


sou um homem e pinto. 

acontece-me frequentemente sair de casa 
para escolher uma mulher na rua, 
uma desconhecida, alguém cujo rosto seja um poema, 
ou simplesmente um rosto. 
visto umas calças e uma camisa velha 
e saio na hora de ponta, 
envolvo-me na multidão e atravesso ruas sem parar, 
até encontrar esta mulher.


já trouxe para casa mulheres cegas, 
são fáceis de pintar, 
tiram a roupa tão depressa como tiram os óculos 
e despem-me em igualdade de circunstâncias. 
não me fazem perguntas, falam das condições do tempo, 
numa espécie de arrefecimento gradual 
que vão experimentando com a idade, 
e quase sempre me oferecem o corpo.


já trouxe mulheres solteiras, muito jovens, 
ainda virgens, comportam-se timidamente, 
não mexem em nada, fazem gestos de grande ignorância, 
encolhem-se sobre a sua própria magreza, 
enrolam fios de cabelo nos dedos, à espera das palavras.

já tenho recebido mulheres casadas, estupidamente infelizes, 
que deixam os filhos na escola e chegam extenuadas, 
como se a tarefa da maternidade fosse invencível, 
ou estas visitas pudessem aliviá-las.


há uma que vem todas as sextas-feiras, descalça, 
com os olhos cheios de perguntas, 
as mãos tão brancas e doridas, a pele enrugada, 
cada ruga um enigma para o meu complexo ofício de pintor.

hoje, quando chegou, pediu-me com gentileza, 
ponha algumas flores no meu retrato, 
e foi sentar-se na cadeira. 
depois, quando viu o retrato disse, 
ficam já estas para as que me faltarem na campa, e saiu.

alice macedo campos
(in) a mulher sus.pensa
junho de 2010



Obrigado Alice!

E obrigado Mulheres (todas...), por existirem. Como seria horrível o mundo sem vocês...


O óleo é de Vitold Smukrovich.

20 comentários:

  1. Interessante e com mensagens profundas...
    Adorei este poema

    Bjs e dia feliz

    ResponderEliminar
  2. obrigada pela parte que me cabe.

    o poema da Alice é mesmo dela e a sua maneira peculiar de escrever.

    um beij

    ResponderEliminar
  3. estou sem palavras, Luís! Bem-hajas!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Luís!
    Feliz dia para as mulheres da tua vida!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, pela parte que me toca enquato mulher. Um abraço, Luis.

    ResponderEliminar
  6. Que lindo poema! Mesmo! Muito bem escolhido (e olhe que não sou nada fã do dia da mulher).

    Beijinhos e obrigada pelo seu bom gosto.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelo poema que não conhecia!
    O mundo também não teria qualquer graça sem os homens! :-))
    Somos diferentes mas não somos desiguais!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Boa escolha do poema, Luís

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. mesmo dela, das "entranhas", Piedade.

    ResponderEliminar
  10. eu tenho, Alice.

    GRATO, espero que continues a surpreender-nos com as tuas palavras bonitas e diferentes.

    ResponderEliminar
  11. tento que seja sempre dia delas, Maria. :)

    ResponderEliminar
  12. claro que não Rosa, completamos-nos. :)

    ResponderEliminar
  13. senti isso, Maria C.

    tem tanta mensagem dentro...

    ResponderEliminar
  14. Bem, sou obrigada a concordar! :) O mundo sem as mulheres seria no mínimo... estranho!

    Obrigada Luís Eme
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. pior que estranho, Margarida.

    feio.

    ResponderEliminar
  16. Que bela mensagem, Luis! deve ser muito bom ser tua amiga. Foi das homenagens mais gostosas e menos óbvias que tenho lido desde que inventaram esse tal dia das mulheres. Vou buscar a autora, tb deve ser muito bom ser amiga dela ;)

    Beijinhos e feliz dia do pai, antecipado! Se vivesses em Espanha tinhas o dia inteiro para ir ver gaivotas com teus filhos, é feriado aqui.

    ResponderEliminar
  17. quase que me apetece dizer: «que belo comentário!»

    és uma querida Lóri.

    ResponderEliminar