domingo, março 04, 2012

Hoje Tudo Serve para Vender Papel



Escrevi esta prosa há talvez um ano, mas nunca a publiquei (mantinha-se como rascunho), porque há um jornal que contraria a tese que eu defendia. Esse mesmo, o "Correio da Manhã", que lá vai fazendo notícias de primeira página, com meias verdades e até mentiras, que depois desmente num cantinho nas suas páginas interiores. O que é facto é que ele continua a ser o rei das "vendas"...
E não vale de nada, dizermos que não o lemos, porque pelo menos as suas primeiras páginas comunicam quase sempre com os nossos olhos na "montra" dos quiosques.  A ficção tem destas coisas, por muito má que seja, um bom titulo é sempre capaz de fazer a diferença...


«Sei que o jornalismo também é isso, vender papel, mas não devia ser o ponto essencial, porque o papel de jornal é mais ordinário que o papel comum e já nem deve ser usado para as necessidades mais aflitivas, que por vezes não escolhem hora e local, como em tempos idos.
A história do jornalismo diz-nos que, também aqui a mentira tem a perna curta. Embora todos saibamos que se for repetida muitas vezes, pode ser confundida com a realidade. E isso faz-se tantas vezes, especialmente quando quem escreve a notícia, além de ser mau jornalista, é mentiroso.
O "Independente" desapareceu, tal como o "24 Horas". Não foram meros acasos. Quem compra jornais não está para ser "enganado" todas as semanas. E nem é preciso ser adivinho para perceber que irá acontecer o mesmo com o "Sol" e com o "i"

O óleo é de Myoe Win Aung.

7 comentários:

  1. O Correio da Manhã ficará, então, com o monopólio das meias-mentiras ou meias-verdades?

    ResponderEliminar
  2. tudo lhes serve para manterem a "liderança" nas vendas, Catarina. :)

    ResponderEliminar
  3. Desde que meta crimes hediondos, devassa da vida alheia, eternas querelas para desviar as pessoas dos assuntos que interessam mesmo, este jornal é campeão.
    Tens razão, todos lemos os títulos nos escaparates e até online.
    É o jornal que é comprado por todos os cafés cá da terra salvo uma honrosa excepção...daqueles que frequento!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ultimamente deixei de ler jornais. Se cada mês deixo mais dinheiro na farmácia, tenho que cortar noutros lados.
    Valha a verdade dizer que nunca fostei do 24 horas e muito raramente lia o Correio. Dos diários gostava do Século e depois da sua extinção voltei-me para o Diário de Notícias.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  5. é uma outra coisa, Rosa, nunca jornalismo. :(

    ResponderEliminar
  6. e não perdes nada, Elvira.

    eu quase que só compro "A Bola", para me distrair...

    ResponderEliminar
  7. Graça, li o te comentário, com o qual concordo em absoluto.

    quando o quis publicar, "desapareceu".

    pelo que peço desculpa.

    ResponderEliminar