sexta-feira, janeiro 20, 2012

«Porquê tanta mentira?»


Não estava com a Rita desde o ano passado.

E tinha de acontecer logo hoje, no dia que o senhor Silva se armou um "pobrezinho", a dizer para quem o quis ouvir, que o que ganha não dá para as despesas, adiantou um número e tudo, 1.300 euros. Já antes dissera que a "sua maria" fartara-se de trabalhar e só recebia 800 euros de reforma.

Como muito bem a Rita disse, «estas figuras da política portuguesa esquecem-se de um ditado importante: apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo». Ao que eu acrescentei, «tomam-nos todos por "papalvos".» 

Ela acrescentou: «tornam-nos por papalvos porque nos portamos como tal.»

Com toda a razão, somos demasiado condescendentes com esta gentalha. Cavaco e Passos mereciam levar com uma "chuva de tomates podres", nas suas aparições públicas com televisão, tal como Sócrates antes.

Quando a Rita me perguntou: «porquê tanta mentira?», não consegui responder. Até por não acreditar que só é possível governar este país falseando a realidade.

O óleo é de Jeffrey Smart.

6 comentários:

  1. Sobretudo mentiras que nem uma criança acredita. Como pode uma professora ter de reforma 800 euros só se não trabalhou mtos anos. e então os 1300 euros dele, são no mínimo patéticos.

    ResponderEliminar
  2. Pois... para quê?!?

    Tens andado ausente; estás bem, Luis?

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. nem mais Helena.

    é mesmo patéticoa, roçar o anedótico.

    ResponderEliminar
  4. mantenho a pergunta, Filoxera:

    «só é possível governar este país com a mentira?»

    ResponderEliminar
  5. Pois, Luis, claro que não. Não só é possível governar sem mentira como devia ser obrigatório.

    ResponderEliminar