domingo, janeiro 08, 2012

A Vida não é uma Batota


Por muito que nos tentem provar que a vida se está a tornar uma batota, que tudo está viciado à partida, há pequenos gestos que nos dizem que não.

Não me interessa nada que uma boa parte das pessoas pense que nos tribunais mais importante que sermos inocentes é termos a possibilidade de contratar um advogado caro e bem relacionado, daqueles que aparecem na televisão; que para chegarmos a chefia de algo, temos de pertencer a qualquer coisa secreta; que para ascendermos a um lugar de destaque num partido, temos de ser mentirosos e corruptos; que para que o nosso clube preferido seja campeão, seja necessário comprar árbitros; que para ganharmos um prémio qualquer temos de ser amigo dos elementos do júri; que só conseguimos arranjar emprego com a cunha do senhor fulano tal, etc. Parece que podia estar aqui até amanhã a dar exemplos do género.

Mas ainda na sexta-feira, quando me levantei da mesa onde estivera sentado uma senhora, que não conhecia de lado nenhum, falou mais alto, para me avisar que me estava a esquecer da mala. Pois é, parece que o mundo afinal não é essa coisa que pintam.

E se há coisa que nos faz mesmo mal, nos dia que correm, é ler jornais e ver notícias na televisão ou escutá-las na rádio.

Sinto cada vez mais que andam a "fabricar" um mundo que ainda não existe mas que já começa a roubar-nos demasiadas coisas, até o prazer de passearmos nas ruas, cada vez mais desertas... 

O óleo é de Kim Cogan.

8 comentários:

  1. Concordo, Luís. Aliás, eu penso mesmo que o mundo já foi muito pior.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Felizmente! Que a vida não é uma batota. Senão seria o suicídio.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. já foi melhor e pior, Virginia, depende sempre do nosso ponto de vista.

    ResponderEliminar
  4. sim, Carol.

    mas há quem queira viciar isto tudo.

    ResponderEliminar
  5. Gostei do óleo e do texto. Já me pareceu às vezes que nos últimos tempos deveria é fugir das (más) notícias...
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  6. todos devíamos fugir, Gábi.

    ResponderEliminar
  7. A Maria já me tinha dito, mais que uma vez, que os meus posts só lhe apareciam no reader a~´os um dia ou 2. Mas os teus 5(!) últimos apareceram-me hoje!...
    Vou ler.

    ResponderEliminar