sábado, agosto 19, 2023

Os vários países que existem dentro de Portugal...


Uma das primeiras notícias do telejornal deste sábado, informa que as famílias que pediram ajuda alimentar à Cruz Vermelha, duplicaram.

E nem vale a pena falar de quem passou a "viver na rua" ou foi forçado a trocar o apartamento por um quarto (tal como acontecia entre os anos quarenta e sessenta do século passado...).

Isto acontece ao mesmo tempo que o PSD faz eco da diminuição do IRS, em todas as suas intervenções, como se estivesse a fazer uma grande "revolução nos impostos". O mais curioso disto tudo é que só pretende diminuir este imposto entre o terceiro e o quinto escalão. Acontece que no nosso país, 71% dos agregados familiares fazem parte do primeiro e segundo escalão. É demasiado evidente quem é que os sociais democratas querem beneficiar, aqueles que eles pensam pertencer à sua "família política" (quase que lhe poderia chamar a "classe média alta")...

Percebe-se cada vez melhor, que existem vários países dentro deste pequeno Portugal. Posso falar ainda de outro, o país do "ex-ministro do pintelho", que esta semana numa entrevista dada ao "Público", teve o desplante de dizer só aceitou ser ministro porque tinha umas economias que lhe permitiram e à sua família, não baixar o nível de vida nesse período. Sei que não é caso único, a contar as suas "desventuras financeiras" nos tempos de governante, como se um ministro em vez de receber um valor próximo dos 5000 euros ganhasse pouco mais de mil euros como ordenado (o ordenado médio dos portugueses...).

Estas pequenas coisas também explicam porque razão o PSD não consegue descolar de um PS, desastrado e nem sempre competente...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


Sem comentários:

Enviar um comentário