segunda-feira, agosto 21, 2023

A pequena provocação de ontem...


Ontem,  quando escrevi sobre o livro "Viver com os outros", de Isabel da Nóbrega, lancei uma pequena provocação. Mas como os comentadores do "Largo" estão de férias, já ninguém "me liga"...

Disse que a autora, que fora esposa de Saramago, tinha fama de quase o ter ensinado a escrever. Foi uma "invenção" de alguns amigos da Isabel que nunca acharam muita piada ao queixo empinado do nosso José (isto de se ter carácter, tem que se lhe diga, faz mais inimigos que amigos...). E muito menos gostaram que ele trocasse a amiga por uma mulher bastante mais jovem.

Quanto muito, a Isabel foi uma boa influência literária para Saramago e ajudou-o a limar algumas arestas (que existem sempre). De resto, têm uma escrita completamente diferente. E ainda bem.

Voltando ao livro, ainda pensei que existisse alguma possibilidade de Saramago ser uma das personagens que aparecem neste romance (ou meia personagem, às vezes nós que escrevemos fazemos "colagens", e misturamos duas ou três pessoas num só sujeito ou sujeita inventado, deixando-os com a "pulguita atrás da orelha"...). Mas segundo os biógrafos, eles só se conheceram em 1968. Como o livro foi publicado em 1964, é possível encontrar apenas uma costela do crítico João Gaspar Simões, que viveu com ela nesta década...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


1 comentário:

  1. Sempre a aprender. Li o livro ( gostei do título) ainda estudante, antes do 25 de abril. Voltar a ele assim...dou por mim a sorrir. Obrigado.

    ResponderEliminar