sexta-feira, junho 09, 2023

«Senti que tinha deixado passar o meu tempo. Foi por isso que não voltei.»


Falava-se das pessoas "insubstituíveis", com uma delas à mesa, que foi a primeira desmistificar a questão.

«Ninguém é insubstituível. Há sim, pessoas que são melhores que outras, que cumprem com mais qualidade e competência as suas funções que outras. E como hoje impera a mediocridade, ainda é mais fácil a quem está acima da tal média, muito baixinha, dar nas vistas.»

Dissemos-lhe que o seu afastamento fora uma estupidez, que ainda fazia falta (e fazia...). Lembrei-o do nosso amigo comum, o Fernando, que depois dos oitenta ainda continuara a ser de grande utilidade. Aceitou o argumento, mas disse logo de seguida que nunca teve feitio para ser "senador", era um prático, um homem do terreno. Quase que nos silenciou quando disse:

«As pessoas que se julgam intemporais estão erradas. Tudo e todos têm o seu tempo. Posso ter saído antes do tempo, mas depois senti que tinha passado o meu tempo. Foi por isso que não voltei.»

Ninguém foi capaz de lhe responder o que quer que fosse.

Foi por isso que ele resolveu dar exemplos e somou ao nosso Fernando o Mário Soares, que fez uma série de disparates nos últimos anos da sua vida, por se continuar a achar único.

Continuámos sem argumentário e foi ele que continuou a dar-nos "lições de vida"...

«Claro que podemos ser sempre uteis. Não deverá haver melhores conselheiros que quem viveu mais tempo e que viveu mais coisas. Só que isso não é o que pensa a maior parte das pessoas. Outro problema é quando continuamos a fazer sombra a alguém, mesmo que ela seja imaginária. Em vez de nos pedirem conselhos tentam a todo o custo que continuemos sossegados no nosso sofá a ver televisão.»

Continuámos quase sem palavras perante tanta lucidez.

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


2 comentários:

  1. Mas os loucos saudáveis também são necessários numa sociedade tão medíocre, como é referida!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do que é um "louco saudável", Rosa. :)

      Eliminar