domingo, junho 25, 2023

O jornalismo, o "achismo" e a verdade (ou a falta dela)...


Noutros tempos, nem se pode dizer que passaram assim tantos anos, a verdade era só uma. 

Essa coisa de cada um de nós "ter a sua verdade", é apenas mais uma patranha, que é boa para proteger e alimentar mentirosos.

Infelizmente os políticos e os próprios jornalistas são quem mais multiplica as várias "verdades" que circulam por aí, em simultâneo, sobre o mesmo assunto.

Isso tem acontecido com a "novela" sobre a TAP, onde a única coisa que é certa, é que existem várias pessoas com responsabilidade, que são capazes de mentir com os dentes todos (se fosse verdade a história infantil que nos contam que por cada mentira que dizemos nos cai um dente, a maior parte dos políticos tinham  dentes postiços...).

Infelizmente o jornalismo também já não procura a verdade, prefere alinhar as notícias ao jeito das "telenovelas", deixando sempre um bocadinho da notícia para o dia seguinte.

É também por isso que é cada vez mais difícil perceber o que se passa na Rússia e na Ucrânia. Mesmo os militares que agora são comentadores, são capazes de dizer coisas completamente opostas uns dos outros, como se falassem de guerras diferentes. Defendem mais os seus pontos de vista e as suas preferências, que a verdade, que até parece ser moda estar ausente das televisões, que querem é "espectáculo"...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


4 comentários:

  1. Mas se querem um comentador isento vejam e oiçam o José Milhazes (o tal que cospe na gamela onde mamou)...uma vergonha a SIC ter um comentador desta baixa categoria e dum sectarismo cego.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo porque tem tanto tempo de antena, Severino. Percebe-se que é tendencioso, está cheio de primarismos...

      Eliminar