segunda-feira, junho 19, 2023

A Dificuldade em Contrariar a "Ordem Natural das Coisas"...


Embora hoje existam vários cursos de liderança, estes nem sempre vão ao encontro dos seus destinatários, de quem realmente exerce o poder. Normalmente são os quadros médios que frequentam estas acções de formação. Isso acaba por ter no mínimo uma vantagem, mesmo que estes não exerçam funções de chefia, ficam a saber o que se deve, ou não, fazer com os superiores e com os subordinados (numa boa liderança, claro).

Mesmo que não possam (ou não queiram...) contrariar a "ordem natural das coisas", olham com mais nitidez para este País, que está habituado a lideranças que gostam de usar mais a força que a razão, que são fortes com os fracos e fracas com os fortes.

As trapalhadas dos governos locais e nacionais (não acontece apenas com o governo do Costa, que provavelmente é o mais escrutinado de sempre...) são um bom exemplo de quem quase "lambe as botas" aos primeiros-ministros, presidentes de municípios ao mesmo tempo que dão "patadas" nos secretários de Estado, nos adjuntos e nos chefes de serviço. Passa-se o mesmo na generalidade das empresas e instituições públicas.

Penso que só quando conseguirmos quebrar esta regra, é que a mediocridade será colocada no devido lugar. Algo que por este andar, poderá acontecer no "dia de são nunca", lá para a tardinha...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


Sem comentários:

Enviar um comentário