segunda-feira, junho 12, 2023

A Nova "Idade Média " e a "Era da Desigualdade"...


Há sempre meia-dúzia de pessoas que conseguem ver mais longe. Normalmente são ajudadas pela desconfiança e também por algum pessimismo, em relação a quem governa no País, na Europa e no Mundo.

Mesmo assim, fiquei surpreendido pela "pontaria" de Fernando Dacosta, que a 10 de Novembro de 2005, já escrevia assim, na "Visão":

«Uma nova Idade Média emerge trazendo consigo uma nova Era de Desigualdade que, desapiedadamente, provocará a eliminação dos que não poderão viver mesmo trabalhando.
A mentalidade de mendigo faz-se pandemia propagada (veja-se o que sucede connosco) por políticas fiscais que tiraram aos que “têm pouco” para salvaguardar os que “têm muito”. Isso apesar de a Europa produzir três vezes mais do que há 40 anos utilizando menos 30% da mão-de-obra.»

Esta revelação está longe de ser uma surpresa, na actualidade, onde as várias crises que se viveram, em vez de "acalmarem" o capitalismo, ainda o tornaram mais "selvagem". O curioso é contarem habitualmente com cumplicidade dos governos, que adoram fazer-lhes as vontades, fingindo não perceber que os  "ricos" estão cada vez mais gananciosos, encaixando perfeitamente nos "Vampiros" do nosso Zeca Afonso.

Até parece que estão a preparar o terreno para o regresso da "luta das classes" e da "revolta popular"...

(Fotografia de Luís Eme - Arealva)


2 comentários: