quarta-feira, junho 28, 2023

Línguas, víboras, venenos e camaradagem...


Há muito tempo que não assistia a um "desaguisado" na via pública entre mulheres, embora perceba que este tempo é especial, pois vive-se de extremos, tanto ao nível da comunicação como das emoções. 

O mais normal no dia a dia é assistirmos a um silêncio de vozes, nas ruas e nos transportes públicos, a visualização do mundo que habita dentro dos "smartphones" é quem mais ordena em todo o lado. Quando se ouvem vozes, normalmente são excessivas, que tanto podem ser de alegria como de tristeza ou até de raiva...

Não fiquei parado a assistir a discussão, mas ainda escutei palavras como "víboras", "línguas cheias de veneno", "ordinárias", "putas"... e entretanto já estava distante.

Continuei a caminhar e a pensar que normalmente o ambiente de trabalho entre mulheres é pior que entre homens. Não só se protegem-se menos umas às outras como são capazes de aplicar mais "golpes baixos", quase que vale tudo. 

No "meu mundo" a camaradagem continua a estar mais associada aos homens. Há mais códigos de conduta entre eles, ligados à lealdade e à honra (ou pelo menos havia)...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


2 comentários:

  1. Pena alguns não usarem esse código com as suas mulheres.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Rosa. Era tudo mais fácil e feliz...

      Eliminar