sexta-feira, junho 07, 2013

«Segredos? Não acredito muito nisso. O que há é olhares atentos, imaginativos e sensíveis.»


Falava-se de fotografia à mesa e eu ouvia mais do que falava. Até por ouvir coisas que achava um bocado disparatadas.

Algumas pessoas pensavam que havia bastantes segredos em volta das fotografias e que só quem conhecesse alguns truques técnicos é que podia aspirar a tirar boas fotografias. 

Falavam do photoshop como se fosse um santo qualquer, milagreiro. Como não tenho este programa, não sabia muito bem o que dizer ou pensar. Lembrei-me que a arte de fazer fotografias sempre foi um processo muito manual, havia quem perdesse horas e horas a trabalhar em quartos escuros, em busca da exposição desejada, da chamada "obra prima". Isto aconteceu pelo menos até aos anos setenta do século passado.

Só que depois inventaram-se máquinas mais perfeitas que o homem, no que toca à revelação e impressão, poupando tempo e dinheiro.

Também percebi que uma boa parte das pessoas associava as fotografias bonitas a grandes máquinas, Quando me perguntaram o modelo e a marca da minha máquina, ficaram surpreendidas, porque era normalíssima  Mas não queriam ir por aí, queriam era desvendar segredos. Paciência...

Quando disse: «segredos? Não acredito muito nisso. O que é é olhares mais atentos, mais imaginativos e mais sensíveis.»

Continuaram a não acreditar. Como se eu estivesse a fazer bluff...

O óleo é de Andrian Bekiarov.

6 comentários:

  1. É amigo. Depende muito da sensibilidade de quem olha. Sabe eu penso que uma boa foto não pode ter photoshop. Porque isso é adulterar a foto. Como uma plástica. Não sei bem explicar. Em 70 eu estava empregada no Foto Stúdio 66 em Nampula. O fotografo, o Sr. Coy, fazia fotografias de sonho. Era assim uma espécie de Augusto Cabrita chinês. E não havia nada dessas modernices que há hoje.

    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Não adianta ter a melhor tecnologia nas mãos se não aprendeu ainda a olhar! Bom domingo!

    ResponderEliminar
  3. acho que sim, Elvira.

    o olhar, a diferença, a sensibilidade à beleza, fazem lei. :)

    ResponderEliminar
  4. sem dúvida, Rovênia.

    bom domingo também.

    ResponderEliminar
  5. Eu acredito.
    É preciso um olhar especial, sim.

    ResponderEliminar
  6. olhar especial, claro, Laura.

    falo nisso.

    ResponderEliminar