terça-feira, junho 25, 2013

O Nosso Jornalismo de Folhetim Novelesco


Tenho andado a remexer (e a deitar fora uma boa parte...) em recortes de jornal que fui guardando nos últimos anos e percebo que sempre que surge um tema polémico ele anda "no ar" diariamente (no mínimo quinze dias e é esmiuçado de todas as maneiras e feitios). Além das reportagens, não há cronista que se preze que não manifeste a sua opinião, mesmo que seja um assunto que não domine minimamente.

Normalmente estes temas são tratados pela comunicação social de forma a cansarem e a confundirem os leitores, esgotando qualquer forma de serem debatidos com seriedade.

Depois pura e simplesmente desaparecem das páginas dos diários e do noticiário dos telejornais, como se os bons dos jornalistas apenas estivessem a escrever um guião de telenovela e resolvessem "escrever" o seu final, sem demonstrarem qualquer preocupação pelo facto destes casos continuarem à espera das decisões da nossa justiça, ainda do tempo da "máquina a vapor"...

2 comentários:

  1. Como a única coisa que vende são as revistas cor de rosa, cheias de sensações, os jornais começaram a imitar. Mas parece que se estão a dar mal.

    ResponderEliminar
  2. parece que sim, Adriano.

    um dia destes acabam, em papel.

    e pronto.

    ResponderEliminar