quarta-feira, junho 26, 2013

«Eu andei lá dentro, eu sei como é que as coisas se fazem.»



Estava sentado na cadeira da barbearia, no começo da manhã, quando um homem de meia idade entrou para ler o jornal desportivo, com a complacência do dono e da empregada que me cortava o cabelo.

Começou logo a comentar as notícias, com um ar que superava os entendidos da matéria (quase dez milhões de portugueses...), sem se esquecer de salientar: «eu andei lá dentro, sei como é que as coisas se fazem.»

Cada vez que comentava uma notícia, acrescentava, «eu andei lá dentro», reforçando a ideia com o sobranceiro, «eu sei muito bem como é que as coisas se fazem.» 

Falou de Eusébio, quase como termo de comparação, para dizer que era ele que marcava os pontapés de grande penalidade da equipa.

Ouvia, esboçando alguns sorrisos para com a senhora que me ia encurtando o cabelo. Minutos depois ele saiu e voltou a entrar, para dizer mais uma vez: «eu andei lá dentro» e lá foi pregar para outra freguesia...

Perguntei ao senhor Zé se ele era um velho jogador do Almada, disse-me que sim, acrescentando: «do Almada e do Ginásio».

Não tive curiosidade em saber o seu nome, para mim ele agora era apenas o senhor "Eu Andei lá Dentro", que tinha como apelido, "Eu sei muito bem como é que as coisas se fazem".

Não sei se deu autógrafos nos seus tempos de jogador da bola. Provavelmente não, eram outros tempos, mas que gostava de ter dado, não tive qualquer dúvida...

4 comentários:

  1. (..)

    por enquanto
    apenas ando no meio
    e estes passos nomeio
    de ensaio

    enquanto ele anda lá dentro...rs


    beijo

    ResponderEliminar
  2. Grande cromo o teu senhor "Eu andei lá dentro". :)

    ResponderEliminar
  3. sim, mas um cromo fácil, Adriano.

    não falta por aí gente assim.

    ResponderEliminar