domingo, junho 09, 2013

O Povo que Somos


Uma palestra a que assisti ontem, que devia ser  sobre Antero de Quental (e foi, com os méritos do prof. Américo Morgado...), acabou por servir para quase todos os presentes falarem sobre essa coisa, boa e má, que é o ser-se português.

O mais curioso é como algumas qualidades (o pacifismo, o voluntarismo, a obediência, a  responsabilidade) se aproximam de alguns defeitos (o comodismo, a servidão, os brandos costumes, a submissão).

Mas fomos mais longe, apontámos mais causas para sermos assim. O clima foi referido várias vezes, assim com as nossas origens. Mas também foi dito que os espanhóis têm o mesmo tipo de clima que nós e descendem dos mesmos povos e são tão diferentes. Saem para a rua para defenderem os seus interesses, não ficam em casa, acomodados à situação, por mais difícil que ela seja.

Como não podia deixar de ser, Salazar também apareceu, pelas piores razões claro, assim como a igreja - sempre solicita a pedir sacrifícios aos mais humildes em nome de deus, prometendo-lhes o mesmo céu que "vendiam" aos seus "donos" - e os senhores todos poderosos das terras, que quase faziam as suas próprias leis.

É triste, mas penso que ainda não nos conseguimos libertar deste "jugo feudal" de tantos séculos, que só foi aliviado em Abril de 1974 (embora eles tenham voltado pouco depois e continuem no poder, como então, a servirem-se e não a servir o Estado...), muito menos de uma igreja que sempre esteve ao lado do tal poder (e assim continua...), que aproveita esta crise para apelar à caridadezinha e chamar a si os "pobrezinhos" e não para denunciar os atropelos que se fazem à dignidade humana...

Não chegámos a conclusão nenhuma, mas lançámos muitas pistas sobre o povo que somos e nem sempre gostamos de ser...

O óleo é de Will Barnet.

2 comentários:

  1. É isso mesmo que eu penso: ainda não conseguimos libertar-nos de 300 anos de "santa" inquisição e de 48 anos de repressão salazarista.

    Para quando o tão esperado Quinto Império?!

    ResponderEliminar
  2. sim, as duas coisas juntas, é obra para um povo, Graça.

    ResponderEliminar