Talvez seja um exagero, dizer que o Metro é o transporte lisboeta de todas as classes.
Mas posso pelo menos dizer que é o melhor e o mais rápido dos transportes, além de extremamente discreto. Normalmente entramos mudos e saímos calados, ao contrário do que acontece no interior de um táxi, autocarro ou cacilheiro.
Os apressados e adeptos da pontualidade como eu não o dispensam, sabem que normalmente não há filas ou acidentes de percurso. E também que é a melhor alternativa aos taxistas espertos que são bons a escolher os caminhos mais lentos até ao nosso destino, fazendo-nos desesperar, quando temos uma reunião que não espera um minuto.
Quando viajo de Metro penso nestas coisas quase banais, sem deixar de reparar que as pessoas passam o tempo a desviar o olhar (acho que já escrevi sobre isso) ou a observar o vazio e o escuro, do lado de fora das janelas...
Também é o meu transporte preferido. Tenho, contudo, reparado que ultimamente já se encontra muita gente a ler no metro o que me dá um certo conforto.
ResponderEliminarIa perguntar isso mesmo a que hfm se refere. As pessoas já leem mais? O Metro numa cidade grande será o melhor transporte ... ainda.
ResponderEliminarNo ano em que estive a estudar em Lisboa fiz a 1ª viagem de Metro do quarto que arranjara até local de estudo no Verão e pareceu-me uma viagem muito agradável. Quando comecei mesmo a sério, milhões, no mínimo, também o fizeram, e passou a ser uma aventura conseguir entrar no Metro :)
ResponderEliminarDe qualquer forma fiquei conquistada. Costumava aproveitar a hora do almoço para passear e gostava do inesperado de não saber o que me esperava nas saídas, da escuridão das estações para as Praças, avenidas e ruas cheias de luz.
Transporte
ResponderEliminarFabuloso
também noto, no metro e no cacilheiro, Helena.
ResponderEliminare às vezes são livros "enormes" (daqueles que se escrevem agora com mais de quinhentas páginas...)
não sei se lêem mais, Catarina.
ResponderEliminarmas lêem...
é uma excelente ajuda para conhecer Lisboa.
ResponderEliminarnós temos a mania de dizer mal das nossas coisas, mas o nosso metro é mais limpo e com mais informação que por exemplo os metros de Paris ou Madrid.
sem dúvida, Skizo.
ResponderEliminargosto muito :) beijinhos.
ResponderEliminargosto mais de cacilheiros, Alice, mas cada vez há menos a navegar...
ResponderEliminar