domingo, janeiro 02, 2011

A Liberdade Pessoal em Jogo

A hipocrisia e o fundamentalismo raramente têm limites.

Mesmo sem nunca ter sido fumador, não consigo olhar para quem fuma, como um "bandido" ou um "proscrito". Acho que têm todo o direito de fumar nos lugares onde ainda lhes é permitido.

A lei que foi aprovada há três anos é mais que suficiente e preserva a liberdade individual de cada um de nós. Tentar ir mais longe (ainda por cima para imitar os espanhóis...), já começa a cheirar a "doença".

Como muito bem escreveu o Francisco, o álcool é um problema muito mais grave e prejudicial à saúde. E rouba muito mais vidas, especialmente inocentes (então nas nossas estradas, nem é bom falar disso...).

E não se vê o senhor das "gripes" preocupado com o problema, só o fumo é que lhe perturba a alma...


A fotografia é de Robert Doisneau.

20 comentários:

  1. Imitar os espanhóis como, Luís?

    ResponderEliminar
  2. pelo que li, vai ser proibido fumar em qualquer recinto fechado em Espanha (inclusive nos cafés e restaurantes para fumadores...), Catarina.

    ResponderEliminar
  3. Luís, eu acho isso ótimo!
    Eu, que já não sou fumadora, não tenho que sofrer os vícios dos outros num lugar público! Aliás, no Canadá e nos Estados Unidos há muito que essa lei foi implementada. Como dizes o álcool em excesso também é prejudicial à saúde mas se eu estiver ao lado de uma pessoa que se quer embriagar isso não terá qualquer impacto no meu bem estar. Liberdade dos fumadores? E a liberdade dos não fumadores?

    ResponderEliminar
  4. E como não fumadora, mas com amigos fumadores estou de acordo com o post.
    Haver espaços separados já permite respeitar o espaço de cada um e importante será existirem bons extractores de fumo para salvaguardar a saúde dos que lá trabalham e dos próprios fumadores.

    ResponderEliminar
  5. Catarina,

    se existem restaurantes para fumadores e para não fumadores, cada um de nós é livre de escolher aqueles onde se sente bem.

    eu escolho os para não fumadores, mas não me incomoda nada que existam para fumadores.

    porque razão quem gosta de fumar depois da refeição, não o poderá fazer, à mesa?

    ResponderEliminar
  6. Fundamentalismos, Luís. E olhe que eu não fumo mas não suporto "caça às bruxas".

    ResponderEliminar
  7. andei a colocar a leitura em dia e estive aqui a ler todos os postes em atraso.

    gosto de vir aqui,escreves bem, alem de serem sempre artigos sempre do meu agrado.

    este do fumar, sou sincera incomoda-me muito, mas tambem tenho respeito pelos que fumam nos recintos que lhe estao destinados.

    bom ano de 2011 e um

    beij

    ResponderEliminar
  8. Luís, também não ponho objeções aos espaços destinados aos fumadores. Claro que não. Desde que eu não seja incomodada pelo fumo. Antes de ser proíbido fumar em qualquer parte dos restaurantes, havia aquelas áreas destinadas aos fumadores – não em recintos fechados. Não fazia sentido porque as outras pessoas sofriam, na mesma, os efeitos nocivos do tabagismo passivo.
    Até numa esplanada o fumador incomoda o não-fumador. Segundo tenho lido o fumo em segunda mão é igualmente bastante prejudicial.

    ResponderEliminar
  9. Eu já fumei, e nessa altura (à cerca de 10 anos) penso que não havia muito respeito pelos não fumadores, mas hoje em dia essa consciencia existe e já foram tomadas muitas medidas para que quem fuma não incomode os outros.
    De facto tudo o que é demais não presta e não é preciso exagerar, e o alcool é bem mais nocivo, é verdade.

    ResponderEliminar
  10. também não, Helena.

    e em matérias poluentes, há tanta coisa que prejudica mais o ambiente e a nossa saúde que o tabaco...

    ResponderEliminar
  11. olá Piedade.

    o largo agradece a tua visita e tem sempre um banco e uma sombra (mais para o Verão) para oferecer...

    também nunca percebi bem porque razão alguns fumadores me incomodam mais que outros, deve ser da técnica...

    ResponderEliminar
  12. claro que é, Catarina.

    mas por exemplo, os gases libertados pelos automóveis são muito mais nocivos para a nossa saúde que o tabaco e não se proibe a sua circulação...

    ResponderEliminar
  13. sim, Anita, houve uma mudança de quase noventa graus no comnportamento dos fumadores.

    eu acho esta lei suficiente.

    ResponderEliminar
  14. É o país que temos...
    Um beijo, Luís e um Ano Bom.

    ResponderEliminar
  15. enquanto fumadora, estou tutalmente de acordo com estas leis que limitam o fumador em determinados espaços e creio que no álcool também deveriam ser consideradas algumas regras! um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. eu sou contra fundamentalismos e creio que o que foi legislado e vigora actualmente no país é suficiente para preservar a "saúde" dos não fumadores.é hipócrita sim, qualquer atitude radical que impeça o direito ao fumador de o fazer sem atentar contra o direito do contrário.

    ResponderEliminar
  17. em relação ao álcool, a única coisa que penso é que quem provocasse um acidente, em estado de alcolémia, devia ficar proibido de conduzir para todo o sempre, Alice.

    de resto é muito complicado proibir e legislar. mesmo nos bares e discotecas, é fácil um adulto comprar uma bebida e passá-la ao menor...

    ResponderEliminar
  18. também penso que é suficiente, Maré.

    e irrita-me este querer forçar os outros a deixarem de fazer coisas que lhe dão prazer, mesmo que lhes sejam prejudiciais.

    ResponderEliminar