terça-feira, junho 07, 2011

Pontos Comuns


Sei que nos tempos mais próximos vou ler um livro de Arturo Péres-Reverte.


Não ando atrás de autores cuja obra me é desconhecida, espero quase sempre que eles se aproximem e me digam alguma coisa do género, «estou aqui».

A entrevista de Arturo, na revista "Ler" deste mês, fez-me perceber que temos alguns pontos comuns em relação à literatura e à própria sociedade. É por isso que transcrevo duas frases simples que me dizem tanto:

«Normalmente, estabelece-se uma falsa dicotomia entre literatura de entretimento e literatura reflexiva. A literatura pode ser ao mesmo tempo um entretimento e uma forma de reflexão.

Um livro que me faça reflectir mas que me aborreça não me serve. Preciso que o livro além de me fazer reflectir, me divirta, que crie em mim aquele estado de ansiedade do leitor.»

(Para mim a literatura é isto, os livros devem ser sobretudo prazer e nunca chatice...)

Em relação à sociedade também eu não concebo viver num mundo sem regras, irrita-me profundamente o vale tudo...

«As regras não significam forçosamente conservação. Não roubar é uma regra. Não mentir é uma regra. Não fazer política suja é uma regra. Ser honrado é uma regra. Não são regras conservadoras, são regras de humanidade. No mundo actual vale tudo.»

9 comentários:

  1. Um autor de que muito gosto. Descobri-o com o fílmico livro A Tábua de Flandres e encantei-me com o Mestre de Esgrima. O último está esperando tempo.

    ResponderEliminar
  2. vou aceitar as tuas sugestões, Helena.

    vou começar com o "mestre de esgrima".

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que gostarás de Reverte..es un gran narrador que además de saber contar,las cosas que cuenta son interesantes y dan mucho que pensar
    mestre de esgrima"te gustará ...pero hay uno que eu sei que te enganchará y es
    O pintor de batalhas...es duro pero es un gran libro.
    beijossss amigo, siento que Portugal haya virado a la dereita...porque España también vira hacia ese lado fdssssssss

    ResponderEliminar
  4. ...tb ando com vontade de o ler .tanta, que estou de saída para a feira do livro...

    ResponderEliminar
  5. grato pela sugestão, Momo.

    ResponderEliminar
  6. já deves estar então mais adiantada que eu, Marta.

    ResponderEliminar
  7. nao conheço...jà estou um cadinho estrangeira, ams quero conhecer!
    La femme est l'avenir de l'homme...éluard, et vlam!
    bjo
    LM

    ResponderEliminar
  8. olá!

    é um escritor a caminho do universal, LM.

    ResponderEliminar