domingo, junho 05, 2011

A Utilidade e a Inutilidade do Voto


Sempre ouvi falar do voto útil. Da sua utilidade e inutilidade. Uma boa parte dos candidatos acham que o voto na sua lista é o mais útil de todos. Mesmo que não sejam eleitos...


Eu por exemplo hoje pensava estar ligeiramente indeciso em quem votar, a minha única certeza era que votaria à esquerda. Ao chegar à mesa de voto, a pessoa que estava por lá a entregar os boletins, convenceu-me. Conhecia-o quase de ginjeira. Mesmo sabendo que ele não era candidato, que não passava de um funcionário partidário...

Este elemento apenas me transportou para a realidade, lembrou-me que não podia votar na força política que brinca à democracia em Almada, há mais de trinta e quatro anos.

Também sabia que desta vez votar em branco ou nulo, era a mesma coisa que me abster.

Nunca como hoje senti, que o mais importante era votar em quem achava ser um "mal menor" para o país, sem perder tempo com utilidades ou inutilidades.

O óleo é de Graça Martins. Escolhi-o porque sinto que a Liberdade está a tornar-se um mito. Distribuem-se cada vez mais "vendas" por aí, ao mesmo tempo que se cortam as asas às pombas brancas, para que não possam voar...

6 comentários:

  1. Perante a qualidade ou falta dela da maioria dos candidatos não me surpreende a indecisão da grande parte dos cidadãos portugueses.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, Luís. Assim votei também.

    ResponderEliminar
  3. Que verdade amigo..que verdade sigo perto los resultados de las votaciones...
    beijos

    ResponderEliminar
  4. as pessoas estão muito desiludidas, Catarina, mas não podem desistir, nem deixar de participar na mudança.

    ResponderEliminar
  5. pelo menos votámos no que achávamos um mal menor, Helena, não ficámos em casa.

    ResponderEliminar
  6. foi a vitória esperada da direita, Momo, como já tinha acontecido por aí.

    ResponderEliminar