terça-feira, novembro 08, 2022

Um Passado de Luta, Antes e Depois de Abril...


Tinha sido amigo de ambos e tanto eu como o Gui, tínhamos uma boa memória do velho Edgar, que apareceu quase do nada, na nossa conversa, graças à sua paixão pelo teatro  (como actor, autor e encenador) e pela poesia (adorava declamar...).

Além de ser extremamente culto teve o seu percurso político, antes de Abril, na clandestinidade. Quando quis ter uma vida normal, casar e ter filhos, sem ter de fugir e de olhar para todas as esquinas, "caiu em desgraça" no seu partido.

Não deixou de ser quem era, mas perdeu muitas oportunidades de ir ainda mais longe, por causa dos "muros" que foram tentando construir à sua volta.

Tinha ainda outro problema dentro do seu partido, era professor universitário e não um operário...

Talvez tenha sido por isso, que ele, com alguma lata, foi abrindo todas as portas que conseguiu, que se lhes fechavam à sua passagem. 

E fez bem. Foi a conclusão que ambos chegámos. Mesmo as homenagens que lhe fizeram, tiveram o seu dedo, foi ele que fez questão de lembrar às pessoas que sabia que gostavam dele, quando é que fazia 80 anos... E apareceu em muitos lugares sem ser convidado, sem se preocupar com os olhares que o ladeavam e que quase "faiscavam"...

Mas Edgar tinha ainda outra coisa rara: nunca se lamentava nem dizia mal dos seus "inimigos". Acho que foi isso que mais me aproximou dele, depois de nos conhecermos. 

Ambos estávamos de acordo, Edgar além de ser um bom amigo, foi um homem de coragem, com um passado de luta, antes e depois de Abril...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


Sem comentários:

Enviar um comentário