sexta-feira, novembro 11, 2022

O Serviço Nacional de Saúde Continua a ser Vítima dos Muitos Interesses que Giram à sua Volta


O que se passa diariamente nos Hospitais e nos Centro de Saúde é algo que devia envergonhar os governantes, mas também as respectivas administrações, assim como todos os médicos e enfermeiros, que colocam os seus interesses pessoais à frente dos interesses dos doentes.

Percebe-se que há demasiadas pessoas - dentro e fora dos hospitais -, apostadas em que as coisas não corram bem no Serviço Nacional de Saúde, para que muitas das suas valências passem, a pouco e pouco,  para as clínicas e hospitais privados.

É a única explicação que encontro, para que o serviço oferecido aos utentes, seja cada vez mais problemático.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


10 comentários:

  1. O que já foi o orgulho dos portugueses é agora a vergonha de Portugal!

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    1. Mas o problema maior é perceber-se que em vez de se melhorar os serviços, ainda se vai mais para baixo, para o fundo, Severino...

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  2. Bom dia
    Talvez haja aqui algum sentido.

    JR

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    1. Claro que há sentido, Joaquim, para quem ganha milhões com o negócio da saúde...

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  3. Eu não tenho razão de queixa!

    Abraço

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    1. Há algumas cidades e vilas, com poucos habitantes, onde as coisas correm normalmente, Rosa.

      Mas devem ser cada vez menos...

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  4. Não tenho razão de queixa, com os cuidados que tenho recebido quer em hospital, quer no Centro médico. Tenho razão de queixa com o serviço informativo e também com os correios. E o que os correios têm a ver com o SNS? Bom já por duas vezes recebi cartas para consultas hospitalares fora do prazo da consulta. Uma vez recebi uma carta do Hospital do Santa Maria com o carimbo do dia 12 para uma consulta a 17 no dia 22. Dez dias para chegar de Lisboa ao Barreiro. E em Julho o meu marido recebeu uma carta para uma consulta no dia 20 de Junho no hospital de Santa Marta. A carta chegou a 24. Trazia um carimbo de Lisboa com a data de 14 e pasme-se um carimbo de Póvoa de Lanhoso com data de 20.
    Escusado será dizer que perdemos as consultas.
    Abraço, saúde e bom domingo

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    1. O problema penso que não são os serviços e os tratamentos médicos, Elvira.

      O problema é conseguir chegar-se a eles (depois de se esperarem horas e horas em urgências ou meses e anos à espera de uma cirurgia...).

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  5. O busílis do problema é este mesmo:

    "O problema penso que não são os serviços e os tratamentos médicos, nem a excelência e o profissionalismo do pessoal médico e de enfermagem.

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    1. Pois não, Severino. Mas os médicos e enfermeiros são demasiado complacentes com este sistema, que mina o SNS.

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