quarta-feira, novembro 23, 2022

Os Direitos Humanos, entre Práticas e Teorias...


Não tinha pensado escrever uma linha sobre o Mundial de Futebol. E nem estava a virar  costas ao Catar ou a outros países das Arábias. Estava (e continuo a estar, mesmo que isso não adiante nada...) sim, contra os senhores hipócritas e corruptos que mandam no "desporto-rei", através das federações internacionais e locais.

Muito menos falar dos "direitos humanos", quando temos tantos rabos de palha por esse Alentejo e Algarve fora... 

O Mundo é o que é, graças a este capitalismo cada vez mais selvagem, que tem a capacidade de se regenerar perante todas as crises, criando fossos cada vez maiores entre os mais ricos e os mais pobres, com a complacência de praticamente todos Estados, inclusive aqueles como o nosso, que se dizem democráticos.

É por isso que vemos tantas multinacionais a "publicitarem" na televisão o seu apoio aos "direitos humanos", com a oferta do cêntimo da ordem à Amnistia Internacional (que se tivesse vergonha, recusava estes apoios oportunistas que fazem lembrar o que existe de pior nos "bancos alimentares"...).

Nem me incomoda por aí além que o Presidente da República faça questão de estar presente. Ele é mesmo isso, quer e gosta de estar todo o lado, adora abracinhos e palavras doces que lhe estimulam o ego, sem esquecer as famosas "selfies". Agora os senhores Costa e Silva, deveriam deixar-se de "futebóis"  e ter uma postura mais responsável e humana, até por pertencerem (ou pelo menos dizem pertencer...) ao outro lado, que fica mais à esquerda da política...

(Fotografia de Luís Eme - Algarve)


2 comentários:

  1. Realmente não se pode agradar a todos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, nem mesmo quando somos razoáveis, Catarina...

      Eliminar