domingo, novembro 13, 2022

O Começo da Manhã de Domingo nas Ruas da Cidade...


Hoje tive de fazer de "taxista" às nove da manhã e descobri uma cidade quase desconhecida...

Gostei de me movimentar nas ruas, praticamente sem carros em circulação, porque além de conduzir, podia olhar à minha volta, sem as preocupações habituais de trânsito.

Foi por isso que reparei que as poucas pessoas com quem me cruzava nos passeios, passeavam os seus cães, para a primeira "libertação" do dia... Também consegui ver um ou outro homem a acender o cigarro, talvez o primeiro ou segundo da manhã (abençoados, que não se rendem a este mundo falsamente "saudável"....).

Outro aspecto curioso, foi ter ficado à espera na estrada (os portugueses gostam de fazer esperar os outros, parando os seus carros no meio das vias...), para que uma família completa, daquelas que ainda têm "roupa de domingo", entrasse na viatura e fossem à sua vida. Deduzi que deviam ir visitar  algum templo religioso.

Fiquei a pensar que esta é uma das poucas virtudes que descubro nas religiões. Faz com que os seus membros ainda tenham o bom hábito de se "apinocarem" para a missa de domingo...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)

 

8 comentários:

  1. Boa tarde
    Não sei se infelizmente mas que cada vez há menos famílias a ir aos domingos à missa não tenho dúvidas.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, cada vez há menos gente com "fato de domingo", Joaquim. :)

      Eliminar
  2. Também me aconteceu o mesmo este Domingo, foi bem mais fácil conduzir e o que notei além de pessoas a passearem cães, foi corredores isolados a fazerem exercício logo de manhã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembraste-me que me cruzei com três pessoas a correrem (um casal de mais idade e uma jovem), Gabi.

      Até disse à minha filha, que devia levantá-la logo de manhã da cama para irmos correr. :)

      Eliminar
  3. Por isso é que eu gosto tanto de me levantar cedo. As manhãs fazem-nos ver as coisas de outra maneira e a cidade até parece melhor.
    Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e os dias tornam-se maiores, Graça.

      Sempre que me levanto mais tarde, sinto que perco uma boa parte do dia...

      Eliminar
  4. Vivo numa terra em que ao domingo tudo corre para a missa e há horários para todos os gostos.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Rosa, bendita terra, abençoada pela Santa Maria. :)

      Eliminar