segunda-feira, novembro 14, 2022

A "Idade Maior" e a Palavra "Não"


Esta coisa de  "viver" tem coisas bastante curiosas, talvez a maior seja o que nos vai  acontecendo, à medida que os anos vão passando, mesmo que se perca quase sempre mais do que se ganha.

A maturidade faz com que se diga mais vezes, "não". Se conseguirmos manter alguma independência e não se deixarmos aprisionar dentro de algumas "tribos" (até de amigos...), conseguimos ser menos complacentes com a mediocridade.

Claro que esta coisa de se dizer "não", tem um preço. Em determinada altura, há pessoas que deixam de nos telefonar (algumas faziam-no quase diariamente...), outras esquecem-se de nos convidar para isto ou aquilo. 

É a vida...

Apesar de saber que a ideia de que a idade nos dá estatuto para dizermos e fazermos o que nos apetece, está longe de ser linear (já assisti a vários exemplos que roçam a imbecilidade...), é bom termos cada vez menos medo das palavras. 

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


5 comentários:

  1. Além disso há os que sendo vivos,sem razão aparente e após décadas de convivência,deixam simplesmente de responder à mais simples pergunta.Sobretudo havendo doenças inerentes à idade desaparecem da rede.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas essa é uma questão diferente, José, prende-se com a saúde.

      Eliminar
  2. Acho que a idade me tornou mais compreensiva, mais serena e menos exigente com os outros.
    Afinal quem sou eu para me contactarem, me convidarem...
    Depois de ficar sozinha o círculo ainda se fechou mais.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que estou mais sereno, Rosa.

      Mas isso não implica que deixe de olhar em redor. :)

      Eliminar
    2. Olha que verdade e que evidência: "Acho que a idade me tornou mais compreensiva, mais serena e menos exigente com os outros."

      Eliminar