quinta-feira, setembro 15, 2022

Talvez seja Solidariedade (espero que sim)


Em duas das telenovelas portuguesas da noite fico com a sensação de que a solidariedade anda de mão dada com a banalidade. Não sei se isso acontece propositadamente, mas espero que sim.

Reparo que as telenovelas "Pôr do Sol" (RTP) e "Lua de Mel " (SIC), dão trabalho a mais de uma centena de actores. Embora os textos sejam repetitivos e banais (e se use e abuse do humor directo, para não lhe chamar outra coisa...), gostava que isso acontecesse porque há a vontade de se criarem mais empregos - numa das áreas mais atingidas pela pandemia: a cultura.

Se for isso que está a acontecer, finjo que esqueço a sua má qualidade e deixo aqui o meu aplauso, por se voltar a dar importância às pessoas.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


6 comentários:

  1. Bom dia
    Mesmo sendo para solidariedade os atores e os telespectadores mereciam melhor .
    Digo eu !!

    JR

    ResponderEliminar
  2. Não vejo.
    Se calhar não sou solidária!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não acompanho estas telenovelas, Rosa. Mas uma noite destas, o meu filho quis ver o fenómeno "Pôr do Sol" (deve falar-se nas redes sociais...) e o que me chamou mais a atenção foi a quantidade de actores, que participavam. contei cinco dezenas em pouco tempo.

      Foi por isso que fiz a ligação.

      Em relação à novela da SIC, misturam duas ou três novelas, numa, tal como os respectivos actores. E o resultado só podia ser: "uma porcaria". Também aqui há muitos actores no elenco.

      Eliminar
  3. Faltam-lhe muitos elementos para ter uma ideia sobre estes trabalhos. Fica com a sensação de que os actores que participam nestas novelas, de péssimo gosto e péssimo português, o façam por mera sobrevivência e chegam-lhe rumores que a carga de horários é de autêntica escravatura e o dinheiro que levam para casa não dá sequer para a possível sobrevivência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas duas novelas são muito fraquinhas, Sammy.

      E sim, esse é outro problema. Tirando as "prima-donas", a maior dos actores ganham quase o mesmo que se trabalhassem numa fábrica de chouriços. E também trabalham quase como se estivessem numa linha de montagem...

      Eliminar