quarta-feira, setembro 21, 2022

As Nossas Histórias e as Histórias dos Outros (com e sem livros)...


Começámos a falar de livros, quase como se estivéssemos num clube de leitura. Ficámos a saber que dos seis reunidos à mesa de trabalho, apenas dois liam livros naquele momento. Claro que estávamos longe de  pertencer às médias que de vez em quando surgem na comunicação social, em que se "descobre" que mais de metade dos portugueses nunca leu um romance, do princípio ao fim. Ou que só vinte por cento da nossa população é que leram mais de meia dúzia de livros no ano do estudo. Quatro  de nós tinham hábitos de leitura, só dois é que era mais cinema, música e televisão.

O Rui acrescentou que as pessoas estavam cada vez mais focadas nelas próprias. Quase ninguém percebeu a relevância da frase. A Rita foi a única que respondeu, dizendo que isso devia ser bom para a leitura, por esta ser um prazer individual e não colectivo.

Mas não era isso que o Rui queria dizer. Ele queria falar do egoísmo crescente (mesmo durante crises...), da mudança do foco das pessoas, que pensam sempre que têm mais importância do que a que realmente têm, por hoje terem a oportunidade de contar a sua própria história, diariamente, nas redes sociais. 

Depois de percebermos este ponto de vista, concordámos que este individualismo "mata" o sentido colectivo. Mas continuávamos sem perceber o que é que isso tinha a ver com a leitura.

Talvez estivéssemos mais "burros" do que o costume... 

Lá teve o Rui novamente que explicar que quando as pessoas estão mais viradas para as suas histórias pessoais, perdem o interesse pelas histórias dos outros. E os livros representam isso mesmo: são as histórias contadas pelos outros, para aqueles que as quiserem ler...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


6 comentários:

  1. Bom dia
    Como diz o autor do texto ( Os livros são as histórias contadas pelos outros, para aqueles que as quiserem ler ...)
    É com as histórias dos outros que aprendo, e sigo a minha

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que queiramos, aprendemos sempre, Joaquim.

      Eliminar
  2. Continuo a ser uma assídua leitora, nada focada em mim.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. «Os livros são as histórias contadas pelos outros, para aqueles que as quiserem ler ...»

    Pois são, e incluíria nessa classificação os livros científicos, os de História, de Filosofia, etc ... Mas diria também que o problema não se esgota com o egoísmo, e que tem a ver com a (ou ausência de) curiosidade e da vontade de aprender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, todos os livros partilham conhecimento, Miguel.

      Pois não, é mais complexo...

      Eliminar