quarta-feira, setembro 28, 2022

A Largueza da Cultura Geral


O "Porquinho Mealheiro" (tal como acontecia com o "Joker") acaba por ser quase o único programa que vemos em conjunto cá em casa, o que acaba por ser positivo, por várias razões. 

Além de ser uma das poucas oportunidades diárias que temos de passar um tempinho em família, num ambiente alegre e descontraído, também aprendemos e partilhamos coisas, simples e também das outras.

A minha filha proíbe-nos de dar respostas, antes dela tentar adivinhar. Isso acontece porque uma boa parte das perguntas não estão direccionadas para a sua geração. De vez em quando lá aparece uma questão sobre música actual (de grupos que nem sequer ouvi falar...), em que ela nos "passa a perna". Embora ela tenha uma boa cultura geral e até esteja mais fresca que nós (a escola não é assim tão má...) em áreas como a geografia, a astronomia ou a química.

Mas do que eu quero falar, é da diferença que existe em várias áreas culturais. Algumas estão sempre em mudança (música e cinema), talvez por serem mais recentes e acolherem mais públicos. Cada geração tem os seus músicos e os seus actores. Outras quase que parecem eternas, como é o caso da literatura. Sente-se que há "autores imortais", vieram do século XIX e continuam bem vivos entre nós. Ao nosso Eça, junta-se um Vitor Hugo, um Dostoiévsky ou um Tolstói, que continuam a ser lidos por todas as gerações.

Ou seja, percebemos que a largueza da cultura geral não é igual para todos.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


5 comentários:

  1. Como é possível dizer que Os Miseráveis do imortal Vitor Hugo foi escrito por Dostoeivesky...como é possível não saber que GUERRA E PAZ foi escrito por Tolstoi...fico banzado com tanta tanta ignorância, e pessoas que se dizem licenciadas e com profissões com nomes pomposos...
    Tanta informação e tanta ignorância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu questiono-me é porque razão estas pessoas concorrem, que têm tantas lacunas na sua cultura geral, Severino...

      Deve ser pelo fascínio da televisão.

      Eliminar
    2. Esta é que é realmente uma verdadeira (e misteriosa) questão.

      Eliminar
  2. Boa tarde
    Embora não tenha família para ver o programa, é sem dúvida um dos que raramente perco.
    Culto e divertido

    JR

    ResponderEliminar