sábado, setembro 24, 2022

«Esta gente nova passa a vida a confundir informação com conhecimento»


Não tenho qualquer dúvida que não existiu uma época em que se descartasse tanto o conhecimento, como esta que estamos a viver.

Quem sente mais esta "mudança" crescente, são as pessoas com  mais experiência de vida, cujos cabelos cinzentos são quase sempre associados ao passado, ao tempo que já passou e não volta, como se tudo o que aprenderam e viveram pela vida fora não tivesse qualquer importância no presente e no futuro.

Não foi por isso de estranhar que o velho Castro, desabafasse para quem o quis ouvir: «esta gente nova passa a vida a confundir informação com conhecimento.»

"Esta gente" eram os seus netos (e os netos dos outros...), que preferiam conhecer "tudo" pela "boca" dos motores de busca que moram dentro dos telemóveis e dos computadores, que pelas vozes que viveram e conheceram muitas das voltas que o mundo deu. 

Mas foi ainda mais longe: «Eles têm a mania que sabem tudo e não sabem nada.»

Pouco esperançado, ainda exclamou: «Talvez um dia consigam perceber que conhecer é muito diferente de se ser informado...» 

(Fotografia de Luís Eme - Costa de Caparica)


10 comentários:

  1. A geração mais nova sabe o que quer e vai ter um grande impacto no futuro, essencialmente no trabalho. As tecnologias que nos levaram algum tempo a manipular e a usar com êxito, não é nenhum bicho de sete cabeças para eles. Informam-se por meio de outros veículos que nós, mas sem por isso sendo menos válidos. Interagem de outra maneira que, para eles, é igualmente importante e satisfatória.
    Será que nos esquecemos o que a geração anterior à nossa pensou de nós?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda por cima herdam um mundo pior e mais complicado, que nós, Catarina...

      Eliminar
  2. Bom dia
    Não querendo ser pessimista , não sei se algum dia isso venha a acontecer.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que acontecerá, Joaquim, mais tarde ou mais cedo...

      Eliminar
  3. E os jovens não foram sempre assim?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens um bocado de razão, Rosa. É a idade de se andar "meio perdido"...

      Eliminar
  4. Talvez alguns deles, os melhores, queiram também conhecer coisas, só que outras coisas. Sim, acordei optimista. :-)

    ResponderEliminar
  5. Saberão eles que a Terra gira em volta do Sol? Saberão eles o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol? - vou já ver ao Google...não têem outro nome-analfabetos com quatrocentos anos de atraso e não me venham dizer-mas para que é que interessa saber isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, não precisam de saber porque o Google sabe tudo, Severino.

      E é um vício. Nós lá em casa vimos o "porquinho mealheiro" e tentamos adivinhar as perguntas. Quando ninguém sabe, lá vai a minha filha ao "dr sabichão google".

      Eliminar