quarta-feira, abril 27, 2022

Os Ucranianos e os Nossos Brandos Costumes...


Ontem, durante a viagem de Almada para Lisboa, passei uma boa parte do tempo a falar de nós, portugueses, por sermos tão diferentes dos ucranianos.

Ao contrário do meu companheiro de viagem, disse que se fossemos nós a ser invadidos, o conflito armado duraria uma semana, no máximo. Rapidamente baixaríamos as armas e deixaríamos de ripostar (era o que Putin queria e pensava que iria acontecer na Ucrânia...), deixando o ditador russo gritar vitória e ditar regras.

Provavelmente ele escolheria uma qualquer "marionete" para governar o nosso país ao seu jeito (mesmo que provisoriamente). Claro que lhe iríamos fazer a vida negra, a nossa "rendição" seria sempre apenas um "número", uma forma inteligente de não enfrentar directamente este "Golias". Sabíamos, que mais ano menos ano, ele desistiria de nós.

Dos romanos aos espanhóis, os nossos invasores nunca tiveram vida fácil. Os nossos "brandos costumes" são isso mesmo, é quase como se tivéssemos horror a sangue e ao barulho das armas pesadas, usando coisas mais simples, para "moer" a paciência aos nossos inimigos...

Claro que a realidade é sempre ligeiramente diferente do que pensamos e escrevemos. Mas estamos muito longe de ter o sangue frio dos povos de leste (até por termos a sorte de ter Sol durante quase todo o ano e raramente termos temperatura abaixo de zero graus...).

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)


10 comentários:

  1. O facto de sermos o tal povo que não se governa nem se deixa governar também faz perder a paciência a um invasor, pelo menos na 2a parte! (•‿•)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde
    As guerras do antigamente eram disputadas em campos de batalha pré defenidas , e não como agora .Nenhuma guerra faz sentido, mas onde mete inocentes , não há sequer palavras para as descrever .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não, Joaquim.

      Por isso é que tudo isto é desumano e imcompreensível.

      Eliminar
  3. Todo este heroísmo ucraniano só pode conduzir a uma coisa: o país deles destruído e a segurança do resto da Europa em risco.
    Não vou ser hipócrita, como a maior parte das pessoas,e aquilo que verdadeiramente me preocupa é que toda esta escalada de violência leve a uma guerra nuclear. E eu não tenho esse sangue frio para a aguentar! Até porque se apanhar com um míssil nuclear o meu sangue acaba-se!

    ResponderEliminar
  4. Já se percebeu que Putin é louco, Maria.

    Mas os povos têm direito à sua autodeterminação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois têm, desde que não coloquem todos os outros em risco!

      Eliminar
    2. Os Americanos lançaram duas bombas nucleares quando já decorriam conversações para a paz com os Japoneses...
      Quem me garante que não acontece o mesmo?

      Eliminar
  5. Só mais uma coisa em relação à guerra e não digo mais nada: há tanta gente que diz que se tiver de acontecer a III Guerra Mundial,paciência! Eu acho que essas pessoas não sabem do que falam!

    ResponderEliminar