sábado, abril 09, 2022

Os "Loucos" que não São "Malucos"...


Se Luiz Pacheco e João César Monteiro não foram as figuras mais "fora da caixa" do seu tempo, andam  muito perto disso, com toda a certeza.

Nunca me cruzei com nenhum deles, nem mesmo quando fazia jornalismo nos jornais. Não calhou, mas eu também não fiz nada para que isso acontecesse, mesmo sabendo que o Pacheco viveu (miseravelmente, diga-se de passagem...), na minha Cidade Natal, durante a minha infância.

Nunca morri de amores pelas suas singularidades, em especial pela forma "chupista" com que viviam. O João César Monteiro ainda me dizia menos, embora fosse mais "fino" (até mesmo, literalmente...) que o escritor e editor "maldito".

Um dos meus amigos adorava o João César. Ainda hoje me conta histórias dele, que parecem pertencer ao domínio da ficção. Ele era sobretudo um provocador. Dizia o que lhe apetecia, sem guardar nenhuma palavra no bolso. Humor negro, cinzento ou castanho, era com ele.

Se tanto um como outro  conseguirem "espreitar", de vez enquanto, cá para baixo, vão sentir que valeu a pena viver quase aos "trambolhões". Se bem que continuam a ser mais recordados pelas suas histórias de vida que pelo seu talento como criadores...

(Fotografia de Luís Eme - Tavira)


2 comentários:

  1. Também sou da mesma opinião. E, se o Luiz Pacheco fosse vivo, ainda o podiam acusar de pedofilia....as mulheres com quem andava tinham idade para ser filhas dele...
    Nunca achei graça nenhuma a nenhum deles.
    E nem me falem da Branca de Neve. Só se me quiserem ver furiosa! Cinema é vida, movimento não é aquilo!

    ResponderEliminar
  2. Luiz Pacheco e João César Monteiro viveram mesmo "fora da caixa". Foram talentosos, para o bem e para o mal...
    Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar