sexta-feira, abril 01, 2022

O Grande Crítico Literário do Século XX


Tenho-me debruçado sobre alguns livros, publicados nos anos 30, 40, 50 e 60 do século passado (em artigos de jornal) e reparo que há um nome que surge quase sempre: João Gaspar Simões.

Para quem não saiba, além de crítico e ensaísta, Gaspar Simões, escreveu em 1950 a primeira grande biografia de Fernando Pessoa, com quem ainda conviveu ("Vida e Obra de Fernando Pessoa"), que foi durante muitos anos o melhor trabalho biográfico realizado sobre o grande poeta português.

Nesta minha pesquisa registei a sua grande longevidade como crítico literário. Sem ter a noção do tempo que viveu, fiquei a pensar que tinha vivido quase um século (depois de consultar a biografia verifiquei que morreu com 84 anos). Ou seja, pode-se dizer que foi crítico literário "toda a vida".

Sei que João Gaspar Simões estava longe de ser um "bem amado" nos meios literários, porque gostava de dizer exactamente o que pensava dos livros que lia, sem procurar ser simpático para os seus autores (mesmo os de que era próximo). Ou seja, funcionava exactamente ao contrário do que se passa hoje (ler o "Jornal de Letras" é quase uma coisa aberrante, em que meia-dúzia de pessoas escreve sobre os livros dos amigos, amigos esses que depois retribuem a respectiva "crítica abonatória", quando lhes é possível...).

Já li mais que uma vez, que João Gaspar Simões foi último grande crítico literário português. Embora possa existir algum exagero nesta frase, pelo menos, na actualidade, não existe ninguém, que lhe chegue sequer aos calcanhares. E mais importante ainda, cultive a independência, escrevendo sobre os livros, não se limitando a oferecer palavras bonitas aos amigos, escritores ou poetas.

(Fotografia de Luís Eme - Fonte da Pipa)


3 comentários:

  1. Bem, eu cheguei a assinar o JL mas tive de desistir. Aquilo era só asneiradas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não direi que são só asneiradas, mas é de um "compadrio", que até enjoa, para satiafação dos vasconcelos, cortes, reais e companhia.

      Eliminar
  2. Eu sou uma excessiva, eu sei 😊

    ResponderEliminar