terça-feira, abril 19, 2022

"A Árvore do Poeta"...


Talvez as lendas existam para fintar a realidade. Nunca sabemos muito bem onde começa a verdade e acaba a imaginação e vice-versa.

Claro que o mundo mudou muito, onde antes existiam quintas agrícolas, hoje existem aglomerados populacionais. A árvore podia mesmo ter existido na colina, onde hoje existem vários prédios. A vista continua a ser soberba. É possível ver o mar (e até ouvir as ondas, quando este está mais batido...), apesar de a costa ficar a mais de um quilómetro.

Quando me contaram que naquele lugar havia ali uma árvore, que era "A Árvore do Poeta", a primeira coisa que quis saber foi o seu nome. Disseram-me que só sabiam que ele era poeta, ou seja, com a "lenda" o "mágico das palavras" perdeu o nome verdadeiro, para ir ganhando força e se transformar quase uma personagem universal.

E depois mostraram-me uma frase, que disseram ser da sua autoria:

«Só aqui é possível passar uma tarde, debaixo desta bela sombra, apenas com um bocado de pão, uma dúzia de azeitonas, uma garrafa de vinho, um lápis e um caderno em branco, sedento de palavras...»

Não fiquei nada preocupado com a existência, ou não, de uma árvore, naquele lugar, que continuava a ser tão poético. 

E sim, continuava a ser possível ficar por ali à espera das palavras, empurradas pela maresia ou pelo vento que soprava nos campos...

(Fotografia de Luís Eme - Algarve)


4 comentários:

  1. Bom dia
    Acho que o primeiro parágrafo diz tudo , e as lendas continuarão a fazer parte da história e dos sonhadores.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e a maior parte das vezes nem é preciso saber onde começa a ficção e acaba a realidade, Joaquim. :)

      Eliminar
  2. Sempre gostei de lendas. Houve uma época da minha vida em que lia tudo o que tinha a ver com o mito arturiano.
    Esta foto é belíssima!
    Tenho muito boas recordações de um sítio parecido com esse...😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita da nossa história alimenta-se de lendas, Maria. E é isso que lhe dá magia (mesmo que fuja por vezes à verdade...).

      Eliminar