quinta-feira, março 31, 2022

O Exemplo de Cristiano Ronaldo que Fica...


Penso que o Cristiano Ronaldo é o primeiro grande "astro" do futebol que conseguiu ser um exemplo para os jovens, em todos os campos. Além de ser um superdotado, tecnicamente, fez questão de se afirmar como atleta extraordinário, procurando sempre a superação (nunca ninguém bateu tantos recordes no mundo do futebol como ele, nem mesmo Messi...). 

Antes de Ronaldo, o normal era os melhores jogadores não gostarem muito de treinar, dando maus exemplos de profissionalismo, dentro e fora dos estádios (não prescindiam das noitadas com álcool e companhias femininas...). Eram quase sempre tolerados pelos treinadores por serem "fora de série", com a capacidade de decidir os jogos, com um ou outro lance de génio.

O futebol do nosso tempo tornou-se de tal forma exigente, que quase que já não há espaço para estes jogadores. É também por isso que os jovens seguem sobretudo o exemplo de Cristiano, e não o de Neymar (talvez o último grande jogador, que conseguiu ser um dos melhores, apesar de gostar mais de "samba" que de treinar...). Sabem que a exigência do futebol actual não se compadece com a gente que "brinca apenas com a bola"...

Ao Neymar poderei juntar também os exemplos de Hazard e de Bale, no Real Madrid. São grandes jogadores, mas poderiam ter sido muito melhores, se fossem bons profissionais. São um bom exemplo de que quem treina mal, acaba por sofrer mais lesões, "perdendo o comboio", onde Ronaldo e Messi se passeiam há mais de uma década.

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)


6 comentários:

  1. Eu acho que a " sorte" do Ronaldo foi ele ter-se rodeado de uma família que sempre o amparou. A começar pela mãe e a acabar na Georgina que, contra todas as expectativas, conseguiu proporcionar-lhe um bom ambiente familiar. E é dele, claro, que preza mais a vida em família e o acumular de bens materiais do que esbanjar tudo em farras inconsequentes. Este nunca acabará na miséria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que é uma questão de carácter, Maria, de se ter uma vontade insaciável de vencer, de superar todas as dificuldades.

      Eliminar
  2. Bom dia
    É realmente um exemplo a seguir na maior parte das suas credenciais futebolísticas .
    Muita força de vontade e resiliência para chegar ao lugar que ocupa no mundo do futebol.

    JR

    ResponderEliminar
  3. Quaresma poderia ter sido um dos melhores jogadores do mundo. Penso até que se tivesse a mentalidade do Ronaldo poderia até ter sido melhor do que ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... é a tal diferença, Severino. O talento por si só não chega...

      Eliminar