segunda-feira, maio 04, 2020

Jesus e os "Vendilhões do Templo"


A Igreja Católica, por breves espaços, quis ser uma "empresa", imitando as que, quando as contas do mês ficam a negativo a primeira coisa que fazem, é dispensar trabalhadores e bater à porta do Estado, tentando tapar com a "peneira" os meses e meses, com lucros chorudos, que para não reverterem para o tal Estado (que agora sabe bem...), são "investidos" em iates, apartamentos de luxo ou carros topo de gama.

Mas as coisas são o que são. O culto religioso é cada vez mais um negócio, seja ele católico, protestante, evangélico ou outra coisa qualquer. 

E o profético Jesus da Nazaré, nem nestas alturas é exaltado ou recordado (nem um milagre lhe pedem, tornou-se mais fácil bater à porta do "Costa"...), muito menos usado como exemplo - pelo seu desapego aos valores materiais - pelos "vendilhões do templo"...

(Fotografia de Luís Eme - Fátima)

4 comentários:

  1. Um pouco pior dos olhos durante os últimos três dias tenho estado mais ausente.
    Hoje pus a leitura em dia.
    Agora as máscaras já são obrigatórias.
    E o dia da mãe foi realmente diferente este ano.
    Cristo só houve um e os seus discípulos atuais, na sua maioria não têm nada de santos.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo tem sido diferente, Elvira.

      Cristo nunca foi um exemplo prático do clero, infelizmente...

      E as melhoras com um abraço

      Eliminar
  2. Eu só espero que esta quarentena também faça os responsáveis da Igreja Católico reflectirem! Há muita coisa que precisa ser mudada. Falta muito coerência entre o que pregam e as suas atitudes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se falta, Micaela.

      Nunca quiseram seguir (é mais cómodo ficar ao lado do poder, com as respectivas benesses) de uma forma prática o Pai do Cristianismo...

      Eliminar