quarta-feira, maio 08, 2019

O Fascínio do Futebol Reside Sobretudo na sua Imprevisibilidade


Não queria voltar a falar de futebol, mas quando uma equipa perde por três a zero, com aquela que é considerada a melhor do Mundo (por ter Messi...), e depois em casa, consegue vencer por quatro a zero (sem aquelas coisas estranhas do nosso campeonato...), tenho de fazer uma grande vénia aos seus jogadores e ao seu técnico. 

Para quem não liga a estas coisas do futebol, estou a falar do jogo de ontem das meias-finais da Liga dos Campeões, entre o Liverpool e o Barcelona.

Já hoje escrevi num comentário que o futebol continua a viver mais da improvisação e da inspiração do momento, que das tácticas do quadrado ou do triângulo. E não se pode, nem deve, falar de "lógica", por que isso conta muito pouco. Contam sim os golos que entram dentro das balizas e são validados.

É preciso ter a frieza do mestre Pedroto, que dizia, muito bem, que uma bola atirada ao poste ou à trave, se não entrar na baliza, é um golo falhado...

Eu por exemplo, num dos raros textos que escrevi sobre futebol aqui no "Largo", disse que não compreendia as apostas do Moreirense e do Santa Clara, em dois técnicos (Ivo Vieira e João Henriques...), porque ambos tinham descido as suas equipas na época passada. 

Moral da história: O Ivo e o João foram os treinadores mais em evidência durante a Liga portuguesa nesta época (se excluir Bruno Lage, claro...), com grandes jogos e excelentes classificações das suas equipas.

O pior de tudo, é quando quem nem sequer dá "chutos na bola", quer ser a figura do jogo, acabando por ter uma influência directa no seu resultado final (os famosos "roubos de igreja", que o mestre Pedroto, também gostava de denunciar...). 

E lá se vai a beleza e a imprevisibilidade, daquele que continua a ser o desporto que desperta mais paixões pelo mundo inteiro...

(Fotografia de Luís Eme)

4 comentários:

  1. Sammy, o paquete08/05/19, 17:27

    Como eu gostaria de dizer, como Carlos Drummond de Andrade: «Bem-aventurados os que não entendem nem aspiram a entender de futebol, pois deles é o treino da tranquilidade».
    Mas não.
    Sinto um arrepio na espinha ao ler uma página de um grande livro como sinto o mesmo arrepio ao ver um golo do João Félix.
    Razões que não sei explicar.

    ResponderEliminar
  2. Olha que espectáculo de adepto!

    Deve ser do tempo do Rita, do Forneri, do Garófalo, do Anacleto, do António Pedro, do Sarrazola, do Fragateiro, do Lenine...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um Senhor que encontrei no único jogo que vi na "epopeia" do Caldas da época passada (a vitória do Caldas perante o Farense), que chegou às meias-finais da Taça de Portugal.

      Pedi-lhe para o fotografar e ele acedeu. Era a pessoa mais bem vestida desse final de tarde. :)

      Eliminar