domingo, maio 19, 2019

«Gosto dela de todas as maneiras»


Nunca tinha ouvido falar do "síndroma da Marilyn", mas depois de pensar um pouco, fiquei com a sensação de que esta designação até fazia algum sentido, mesmo que seja uma daquelas "doenças", mais metida com as metáforas da vida, que com a linguagem médica...

Quem conheceu a Zé com 20 anos diz que ela era das mulheres mais bonitas de Lisboa. Foi modelo e depois actriz. Gostava do que fazia mas irritava-a que fosse escolhida para papeis, sobretudo pela sua beleza. O talento pura e simplesmente era ignorado. Tinha medo que fosse sempre assim...

Durante uns tempos abandonou a televisão e foi fazer teatro. Adorou fazer um papel, que era quase de gata borralheira moderna, sem sonhar que lhe iria mudar a vida toda. Foi a partir daqui que tomou a decisão de deixar de usar maquilhagem e de fazer passagem de modelos. Pelo caminho deixou-se de dietas e começou a engordar uns quilitos.

Em menos de dois anos tornou-se uma outra pessoa. Curiosamente nunca mais a convidaram para qualquer novela televisiva. Foi crescendo nos palcos, ainda que quase ninguém desse por isso...

Depois foi mãe da Diana, engordou mais um pouco. E as amigas da moda quando a viam, faziam quase uma escandaleira e ofereciam-lhe quase sempre a mesma pergunta: "o que foi que te aconteceu?" Ela sorria-lhes e dizia que tinha decidido ser uma mulher livre, distante do mundo das "bonecas lindas de morrer".

Até os homens estranhavam aquela simplicidade e perguntavam ao Rui o que se passava. Ele dizia que não se passava nada. Alguns mais do "reino das bonecas" iam mais longe e até diziam que ele devia obrigá-la a fazer dieta. Ele sorria-lhe e desarmava-os com uma frase que diz tudo: «Não se preocupem, eu gosto dela de todas as maneiras.»

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)

8 comentários:

  1. um texto "saboroso"de ler e entender.
    gostei deveras, e essa tua ideia da imagem é muito boa.
    porque todas as tuas imagens do ginjal ficam super boas.
    beijinhos
    :)
    (vou rever o resto dos textos e as fotos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem só compre uma parte do conjunto, Piedade. :)

      O Ginjal continua a ser um encanto. :)

      Eliminar
  2. Provavelmente ganhou em felicidade o que perdeu em beleza.
    Abraço e resto de bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nunca deixou de ser bonita, Elvira.

      Fugiu foi dos padrões da moda, dos 45 quilos e da cinturinha de vespa. :)

      Eliminar
  3. Creio bem que essa frase do Rui encerra todo o mistério do 'tal' amor verdadeiro!
    Quando se ama alguém verdadeiramente - e esse amor da Zé e do Rui passou por várias fases da 'beleza' exterior dela, creio - ama-se muito para além do «invólucro». :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Janita. :)

      Quando só se casa com o "invólucro", não há casamento que resista...

      Eliminar
  4. Há dias vi um documentário na RTP2, sobre a Hedy Lamarr, uma mulher linda que acabou vítima disso mesmo. A pressão para se corresponder às expectativas dos outros e próprias, pode ser fatal.

    O tom optimista do teu texto é um "refresco". ;)

    ResponderEliminar