segunda-feira, agosto 08, 2022

Reencontro em Tempos de Guerra



O acaso fez com que nos encontrássemos no cacilheiro, depois de nos ter desviado do caminho um do outro, por mais de 20 anos.

Foi fácil falar e sorrir, com as viagens no tempo que fizemos em apenas dez minutos. Foi tão bom o reencontro que quando chegámos a Lisboa decidimos oferecer mais alguns minutos um ao outro, caminhando e conversando sobre tudo, menos as nossas vidas, até ao Rossio. 

Foi difícil "escapar" da actualidade, da guerra que nos vai esvaziando os bolsos. Houve um momento em que ela me perguntou se eu acreditava numa terceira guerra mundial. Disse que não, mas apenas por ser optimista. Foi quando quase fomos atropelados por um grupo de jovens que andava a um passo mais rápido que nós, que nem sequer pediu desculpa pela ultrapassagem quase da selva...

Deram-nos pretexto para falarmos desta sociedade e do mau uso e também mau entendimento que se dá cada vez mais da liberdade. São cada vez menos os que percebem que a nossa liberdade começa no respeito da liberdade dos outros.

E quando demos por ela estávamos na entrada da estação dos comboios. Trocámos contactos e despedimo-nos com um abraço sentido. 

Enquanto se afastava, disse, com um sorriso aberto, que da próxima vez que nos encontrássemos, falávamos dos nossos filhos.

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)


4 comentários:

  1. Bom dia
    Fiquei com inveja desse encontro.
    Como gostava de me encontrar e falar com alguém que não vejo à tantos anos .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São coisas que me acontecem, raramente, Joaquim.

      O chato é quando não reconhecemos logo a pessoa (quando se muda fisicamente...), Já me aconteceu...

      Eliminar
  2. Será bem melhor falar dos filhos!

    Abraço

    ResponderEliminar