quinta-feira, agosto 11, 2022

Os "Mestres de Culinária" e os Outros (que verdadeiramente interessam...)


Eu sei que podemos falar das coisas que gostamos, fugindo das partes chatas, que normalmente são chamadas "técnicas". Sim, podemos falar de fotografia, de poesia, de cinema, ou de outra coisa qualquer, sem nos estarmos a "armar ao pingarelho", ou a dar lições de sapiência.

É por isso que quando tenho à minha frente alguém que resolve armar-se em "mestre de culinária", normalmente fico em silêncio e parto de viagem, sem sair do mesmo sitio. Lembro-me sempre do bom conselho do Cardoso Pires, para quem gosta de escrever: «A primeira condição para escrever bem é saber gramática, a segunda é esquecê-la.»

Agora quando tenho por companhia alguém que  prefere falar de coisas mais simples (de fotografia, por exemplo) que se prendem com o olhar, com a procura da diferença ou com a sorte de se conseguir captar "o momento", a conversa flui e fixa-se na vida, nas coisas normais que nos cercam e que nem sempre olhamos com olhos de ver...

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


2 comentários: