terça-feira, agosto 02, 2022

Os Nossos Capitalistas Selvagens (e Brincalhões)...


Há na actualidade três exemplos de práticas capitalistas, no nosso país, completamente selvagens, que recebem como resposta dos governantes, o habitual abanar de ombros, com as mãos nos bolsos, claro.

O mais escandaloso é o lucro diário de milhões das empresas gasolineiras. Enquanto uns dizem que o lucro devia ser devolvido, outros dizem que não, que não é assim que se gerem as empresas. Mas se fossemos governados por gente decente, os preços do gasóleo e da gasolina nas bombas tinham obrigatoriamente que descer, significativamente, a partir do dia em que foram tornados públicos estes lucros vergonhosos, à custa de quem precisa diariamente de transporte próprio.

Não menos escandaloso é o lucro também de milhões dos bancos, graças às taxas cobradas por tudo e mais alguma coisa.

Para não voltar a usar a palavra "escandaloso", acho curioso que os grandes grupos hoteleiros afirmem alto e a bom som, que precisam de milhares de trabalhadores, e que como tal têm de recorrer a imigrantes. Só que me parece que uma das condições para beneficiarem do "lay-off" (o Estado ajudou a suportar os ordenados dos trabalhadores durante a pandemia...) era não fazerem despedimentos. A conclusão mais óbvia que encontro, é que para precisarem tanto de trabalhadores nos seus hotéis, tiveram de "correr" com muitos colaboradores durante os tempos estranhos da epidemia...

Pois é, os nossos capitalistas, além de "selvagens", são uns "brincalhões". E como devem gostar de contar a cumplicidade de ministros e secretários de estado, que se percebe à légua que gostam mais de "cantarolar" verdadeiras "canções de bandidos", que de governar.

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)


2 comentários:

  1. Tens toda a razão! Já o meu saudoso pai dizia que tudo o que era comerciante ( ou empresário, como se diz agora) era um gatuno. E ele lá sabia do que falava porque os números foram sempre a sua vida...
    UmaMaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são todos gatunos, mas aproveitam todas as oportunidades para lucrar, Maria.

      Eliminar