terça-feira, junho 01, 2021

Estar ou não Estar (Fora do Mundo)...


Quem escreve engana-se sempre mais, que quem apenas pretende ter como "ofício" essa coisa boa que é ser leitor.

Lembrei-me disso ontem, duas vezes. De manhã tinha comentado nas saborosas "Horas Extraordinárias" da Rosário, trasvestindo a realidade com algum azedume, porque a história contada me parecia bonita de mais para ser real (um miúdo que discutia com a mãe numa livraria porque queria levar muitos livros para casa... e um "bom samaritano" anónimo que ao ouvir a "discussão" deixou um cheque-livro na caixa para o ainda jovem "amante de livros").

Disse qualquer coisa como que a história contada era uma coisa do passado, acrescentando, entre  parêntesis, que se fosse actual o pobre rapaz estava completamente "fora do mundo" (dominado pela "magia" dos telemóveis)...

Pois, para me calar, depois do almoço enquanto bebia café na esplanada do "Repuxo", estavam em duas mesas próximas de mim dois leitores solitários. Claro que não eram jovens, mas estavam a ler, com os olhos presos na acção das personagens...

Mas o melhor estava preparado para o final do dia... Com escrevi ontem, uma jovem (não devia ter mais de vinte anos), estava a ler um livro, aproveitando o silêncio da pequena encosta que finge ser campo e de onde se vê "o melhor rio do mundo"...

E sim, talvez ela, naquele momento, também estivesse "fora do mundo". 

Há também a possibilidade de eu estar enganado e de ainda existir espaço de coabitação entre estes "dois mundos"...

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)


6 comentários:

  1. Eu sempre li muito desde criança.
    A minha filha, que tem 30 anos, continua a ler imenso! Passei-lhe isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também li quase sempre (na adolescência houve uma paragem...), Maria. :)

      Eliminar
  2. Quem lê vive milhares de vidas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É minha convicção que esta leitora (mais uma bela foto) será uma -absoluta- excepção!

    Não sei se estarei a exagerar mas um em cada 100.000 portugueses 1 (um) lê mais de um livro por ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a exagerar, Severino. :

      Talvez um em cada mil portugueses. :)

      Eliminar