terça-feira, junho 08, 2021

Estamos fartos de saber que: "Há gente para tudo"...


Se excluirmos o trabalho fabril, onde somos escravos de máquinas, normalmente nas outras actividades, cada um de nós procura encontrar o seu caminho, a diferença. Mesmo que essa diferença seja a soma do muito que vimos os outros fazerem. 

No mundo das artes as coisas não se passam de forma muito diferente. Embora se procure dar um toque pessoal, tanto através do traço como da técnica, guardamos sempre muitas coisas dos outros,  através do exercício do olhar, mesmo sem darmos por isso. 

É também por isso que se tornou quase impossível sermos completamente originais...

Acredito que não vos tenha passado ao lado a notícia sobre o artista italiano que criou e colocou à venda uma obra artística invisível, por 15 mil euros. E que a tenha vendido. O primeiro comentário que nos quer sair da boca é o lugar comum de que "há gente para tudo" (e tanto serve para o artista como para o comprador...).

O Francisco conseguiu brincar com a situação e dizer que o senhor que investiu na "obra de arte" já não devia ter espaço em casa para mais nenhum quadro ou escultura e achou que esta era uma solução razoável para o seu caso.

E na verdade, este é mais um daqueles casos que não vale a pela levar a sério, por mais explicações artísticas e filosóficas que nos queiram dar.

E faz lembrar a espaços o "urinol" que Marcel Duchamp transformou em "fonte", há mais de 100 anos (1917) ou ainda a nossa "Branca de Neve", o famoso filme a preto e com vozes de fundo de César Monteiro (embora esta opção se devesse mais à falta de dinheiro, crise de ideias e ao prazer que o realizador tinha em "eriçar cabelos"...).

E lá volto à frase de ontem do mestre: «A Arte é outra coisa.»

(Fotografia de Luís Eme - Seixal)


10 comentários:

  1. É o Prémio Nobel da Literatura ao voz de cana rachada Bob Dylan...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, Severino. :)

      O problema para mim não foi a sua "voz de cana rachada" (há milhões e milhões que gostem dela pelo mundo inteiro), foi sim, não se tratar de um autor com obra literária para receber o Nobel.

      Eliminar
    2. Obviamente!

      (A cana rachada foi só um "apoio").

      Eliminar
  2. É bem verdade, sempre nos inspiramos em alguém, creio que até mesmo os escritores! Hoje em dia é muito fácil conseguir ideias e inspirações com a internet e redes sociais!
    Em relação à obra de arte em questão, eu não sou perita na área daa artes, o que me vem à cabeça é: ao menos a empregada não vai ter trabalho a limpar esta escultura. 😅

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, e se a casa dele for toda composta por móveis que não existem, até pode dispensar a empregada....ou fazer de conta que tem uma, quiçá!

      Eliminar
    2. Só nos faltavam "obras de arte invisíveis", Micaela. :)

      Mas tens razão, em termos de espaço e limpeza é uma maravilha. :)

      Eliminar
  3. Isto é tudo uma grande parvoíce! Mas, de certeza, que vai aparecer algum iluminado que vai explicar porque é que essa obra de arte não existe....e tentar fazer-nos a todos de parvos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já devem ter aparecido, lá por Itália, Maria. :)

      O mundo está assim...

      Eliminar
  4. A Arte é a busca da perfeição!

    Abraço

    ResponderEliminar