Ao contrário do que muito boa gente pensa, escrever bem, e com seriedade, não é para todos. É mesmo só para alguns.
É por isso que as notícias que se escrevem nos jornais continuam a ser diferentes do que o que se escreve nas redes sociais, nos blogues ou sites.
Sei que os problemas do jornalismo não começaram com o aparecimento dos sites, dos blogues e das redes sociais. Começaram algum tempo antes, com a venda de alguns títulos, a quem queria tudo, menos produzir notícias e reportagens, credíveis e pertinentes. Só assim é possível perceber a escolha de alguns directores, cuja principal função era defender os interesses dos "patrões" e não do jornalismo...
Continuo a acreditar que estes "tiros nos pés" não retiraram, em nada, a importância do jornalismo na sociedade. Vou mesmo mais longe, é em alturas críticas como a que vivemos, que as notícias credíveis adquirem maior importância (imagino o quanto deve ser difícil estar bem informado nos EUA ou no Brasil...).
(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)
Claro que há muita diferença entre as notícias que saem nos jornais e as das redes sociais. Excepto quando alguns jornalistas gostam de sensacionalismo…
ResponderEliminarUma boa semana com todos os cuidados, Luís.
Um abraço.
Mas para muitas pessoas, o sensacionalismo é que é bom, Graça.
EliminarAssim como espreitar para dentro da "vida alheia"...
Penso que na maioria das vezes as duas são igualmente manipuladas. Umas com mais estilo que outras mas de resto...
ResponderEliminarJá há pouco jornalismo isento e credível. Infelizmente.
Abraço e uma boa semana
Infelizmente é verdade, Elvira.
EliminarOs demasiados interesses, de demasiada gente, a pouco e pouco, vão dando cabo da credibilidade do jornalismo...
A verdade é que a notícia é uma mercadoria e também é verdade que há a fabricação de noticias.
ResponderEliminarPor outro lado, a censura existe e nós não temos a noção da quantidade de informação que é escondida e manipulada, mas há quem diga que este ano muitas máscaras vão cair!
Esta situação que vivemos, de pandemia, tem sido um desastre com tanta desinformação, eu já desisti! Infelizmente fico sem saber de algumas coisas que se calhar devia saber, mas na minha casa a televisão tem estado desligada! É muito ruído e pouco juízo!
Sim, tens razão, Micaela.
EliminarHá sempre demasiada gente a falar do que não sabe, especialmente na televisão...