sábado, abril 18, 2020

A Maneira como Olhamos os Outros...


A maneira como olhamos os outros, é influenciada por vários factores. Colocando de parte aspectos que fingimos serem menores (a cor de pele, a cultura, a opção sexual, o futebol...), a religião e o ideário político são os elementos sociais que mais acabam por nos definir como gente (talvez pela carga ideológica e também por algum fundamentalismo que acaba por ficar...).

Falo isto porque falei há pouco com um amigo comunista e reparo que o seu ideário está sempre presente nas suas palavras, assim como o ódio ao capitalismo e ao patronato.

Quando ele me disse: «Acho que eles ainda não tinham percebido muito bem que morrem como os outros. O "covid 19" não lhes vai espreitar as contas bancárias nem se atemoriza com o luxo com que vivem», acabei a sorrir.

Mas o pior é sabermos que, com mais ou menos "ódio ao capitalismo", socialmente pouca coisa mudará. Quando se descobrir a vacina milagrosa, os ricos continuarão ricos e os pobres, como já todos percebemos, irão ser em maior número, e ficarão, ainda mais pobres...

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)

6 comentários:

  1. Concordo na íntegra. Terminada a Pandemia tudo voltará ao antes de ... nada mudará.
    Quem se convencer do contrário, será mero inocente, quiçá um ingénuo crédulo.
    .
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Pelo menos até que venha outra qualquer Pandemia, que quem sabe pode não deixar ninguém para contar a história.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Eu sou das pessoas que acredita que o capitalismo vai cair, atenção que eu não sou comunista, apenas sou a favor da justiça!
    Observando os comentários anteriores, então eu tenho de confessar que sou sim inocente e ingénuo. Desejo com muita força que tudo mude e que a má distribuição financeira a nível mundial seja corrigida, ou pelo menos minimizada!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostava de acreditar, Micaela, mas as pessoas continuam egoístas e vão continuar a pensar primeiro no seu bem estar e só depois nos outros...

      Eliminar