domingo, junho 02, 2019

O "Futebol Total" e o "Futebol da Retranca"...


Há muitos técnicos de futebol que não constroem as suas equipas em função da qualidade dos jogadores que têm. Um desses exemplos é Fernando Santos, o nosso seleccionador nacional. Utiliza quase sempre um modelo de jogo conservador, colocando em jogo os jogadores que lhe dão mais garantias de serem fiéis ao seu "sistema", mesmo que não sejam os melhores...

Eu queria, mas não acredito que o Seleccionador vá mudar, apesar de Portugal jogar em casa, na fase final da primeira "Liga Europeia das Nações". E sei que se ele não mudar, dificilmente ganhará esta competição. 

Se insistir no João Moutinho, como "alma mater" do meio-campo, por muito que reze à Senhora de Fátima e aos pastorinhos, não ganhará à Inglaterra ou à Holanda, na final (sei que primeiro ainda tem de ganhar à Suiça...).

Já pensei mais que uma vez, que estes treinadores ("da retranca") deviam ter sido obrigados a viajar até Barcelona, para conversarem sobre futebol com Johan Cruyff, quando ele ainda "dava aulas"...

E termino com uma questão: quantos treinadores do mundo não gostariam de ter a possibilidade de utilizar Rafa, João Félix, Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva, em simultâneo nas suas equipas?

(Fotografia de Luís Eme - Laranjeiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário