Há quem goste de saltar de metáfora em metáfora, sem se importar que o olhem como um "maluquinho". O Fernando é uma dessas pessoas.
Quando ele disse «apesar do aumento da temperatura, as pessoas continuam a correr atrás do sol», eu respondi-lhe que não e apontei para as esplanadas que ficavam à sombra, cheias de gente e sem mesas vagas...
Ele não se ficou, «sim, sentam-se à sombra, mas estão cheios de vontade de correr atrás do Sol.»
E continuou: «só os sensatos é que escolhem o conforto da sombra. Só que o mundo há muito que deixou de ser deles.»
Sorri-lhe e pensei que isto de aturar filósofos tem que se lhe diga...
Antes de nos abandonar saiu-se com mais uma pérola: «a "flor do sucesso" só de alimenta com a luz, seja ela solar ou artificial.»
Levantou-se e quando se preparava para nos virar costas, o Carlos disse para ele não se esquecer de ir pelo Sol.
Resultado: Gargalhada geral.
Resultado: Gargalhada geral.
Talvez o humor seja das poucas coisas que consegue bater-se com a filosofia e com o calor...
(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)
Com toda essa apetência para filosofar, talvez o Fernando quisesse dizer - por linhas travessas - que as pessoas se sentam à sombra, mas procuram, na vida, um lugar ao sol...
ResponderEliminarSabe que gostei bastante do sentido oculto em todas essas frases proferidas pelo seu amigo Fernando? Verdade! :)
Ou então, sabem que é ao sol que estão os bons lugares, Janita. :)
Eliminar(é quase a mesma coisa)
Sim, o humor terá de ser mesmo a última coisa a perder.
ResponderEliminarNo Alentejo, talvez noutros lugares diz-se: «vai pela sombra porque o sol pica» e há dias encontrei duas frases que viraram postais em selo:
«O viajante que olha para trás corre o sério perigo de que a sua sombra não queira segui-lo.» do poeta chileno Nicanor Parra, e outra de autor desconhecido: «De nada adianta fugir para o outro lado do mundo, para viver debaixo do sol, porque a sombra estará sempre no nosso encalço.»
E como o sol continua a picar, ainda não é hoje que vou à Feira do Livro, sentir o cheiro dos jacarandás e olhar aquela nesga de Tejo que se vê do alto do Parque.
Sim, é bom alimentarmos o humor, sempre que podermos, Sammy. :)
Eliminar(tanta verdade com a "sombra"...)