sexta-feira, junho 07, 2019

A Ligação de Belarmino a Almada


Ainda a propósito do Belarmino (o original...) Fragoso, descobri há pouco tempo que uma das suas últimas ocupações foi carregar e descarregar as mercadorias dos vendedores do Mercado de Almada, na Rua da Olivença.

Descobri-o por um mero acaso. Estávamos a almoçar o nosso bacalhau com grão da Olivença das segundas-feiras quando passou um fulano rente à nossa mesa, que cumprimentou o Carlos. Quando ele se afastou o Carlos confidenciou-nos que o salvara uma vez de levar pancada, ao puxá-lo para longe, depois deste insultar o antigo "boxeur", sem saber com quem se estava a meter...

Depois acrescentou que ele morrera de uma forma completamente estúpida, que tinha sido atropelado próximo do mercado, quando trabalhava...

Baptista Bastos, que entrevistou o Belarmino no excelente filme do Fernando Lopes dedicou-lhe um bonito obituário no "Diário Popular": «No corpo debilitado do velho campeão de meios-leves emergiram todas as doenças que a fome e a miséria arrastam. “Não passo de um campeão deitado” – dissera, há dias, a um de nós, que o fora ouvir, para narrar, seguidamente, a história resplandescente de um homem comum que se guindara às galáxias das grandes estrelas, para tombar na noite medonha como um cometa transviado do rumo certo.»

O mais curioso, é que a primeira vez que ouvi falar da ligação de Belarmino a Almada, foi de uma forma negativa. Além de o retratarem da pior forma possível, acrescentaram que morara numa barraca, entre o Pragal e a Caparica e que tinha morrido na miséria (sem especificarem...). Contaram-me esta história no começo dos anos 1990. Não sei se alguma vez morou neste local, sei sim, que quando faleceu morava num anexo da Praceta Francisco Noronha, na cidade de Almada...

(Fotografia de Luís Eme - Pragal)

3 comentários:

  1. No livro As palavras dos outros,Baptista Bastos refere que Belarmino vivia em Almada tendo como morada a Vila J.Ferreira e que na data em que se encontrou com ele este já vivia em Almada há 16 anos.Desconheço se a dita Vila esteve ou está situada na Praceta Francisco Noronha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dita vila, é na rua D Francisco Xavier de Noronha, e não na Praceta FX de N. Veja no Google maps ou earth que aparece. Concretamente fica em um beco entre o número 24 e o restaurante Baruch e pode ler em cima da entrada V J Ferreira.Atualmente há ali uma casa invadida, e a situação é problemática.

      Eliminar
  2. A curiosidade levou-me a investigar.A dita Vila J.Ferreira ainda resiste,apesar de apresentar avançada degradação, e encontra-se localizada na Rua D.Francisco Xavier de Noronha entre os números 22 e 24.

    ResponderEliminar