terça-feira, janeiro 07, 2014

A Poesia do Mar


O poeta diz que o Mar é sobretudo para contemplar e abraçar. Nunca para desafiar.

Claro que se há mais de quinhentos anos os portugueses pensassem desta forma, não tinham iniciado a epopeia dos descobrimentos...

E nem vou falar dos pescadores. Menos ainda dos surfistas das ondas gigantes.

Ou seja, o poeta normalmente é derrotado pelas circunstâncias da vida, que tanto pode ser a vontade imensa de descobrir, de correr atrás do novo, como a simples necessidade de sobreviver...

É por isso que o poeta sorri quando o Mar se revolta e mostra o quanto é indomável. Fica ainda mais satisfeito quando as ondas destroem o sonho de todos aqueles que querem ter uma casa na praia...

Sorri e fala com as ondas violentas e sonoras, enquanto contempla e abraça o Mar.

O óleo é de Tom Sierak.

7 comentários:

  1. muito belo este texto sobre o mar. num momento muito oportuno.

    um beijo


    :)

    ResponderEliminar
  2. Pois, quando a natureza fala...

    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. gostei que gostasses, Piedade. :)

    ResponderEliminar
  4. A revolta da natureza, não tem limite. Penso que a culpa é dos desmandos da humanidade que trata o planeta como se fora lixo, e o sufoca com tanta poluição. Esquecem que ele é um ser vivo e como todos os seres vivos pode atacar quando se sente ameaçado.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  5. pois não, Elvira.

    não consigo perceber a facilidade com que fechamos os olhos a estas questões e continuamos a cometer os meus erros...

    ResponderEliminar
  6. Boa maneira de ver as coisas. O mar por vezes é calmo e tranquilo mas há dias em que tambem tem as suas tragédias. Eu confesso que só fui três anos à praia,na altura ia com a minha melhor amiga,mas desde que o pai dela faleceu,nos meus 16anos,deixei de ir à praia porque não tenho pessoas que me levem e,tambem,hoje em dia vive-se uma enorme crise e estando eu onde estou,no centro de portugal,na cidade de castelo branco,é quase impossivel visitar as cidades das ditas praias. Chega de palavreado,quero desejar-te um excelente ano de 2014,tudo de bom para ti,muitos beijinhos e fica com deus!! http://musiquinhasdajoaninha.blogspot.pt

    ResponderEliminar