segunda-feira, janeiro 06, 2014

Mesmo Sendo um Lugar Comum...


Mesmo sendo um lugar comum, vou voltar a falar de EUSÉBIO.

Tenho pena que as televisões tenham agora este hábito de querer mostrar tudo, transmitindo horas intermináveis sobre a vida de quem é grande e parte (o mesmo já tinha acontecido com Mandela, e acontecerá com a próxima grande figura a deixar-nos...). Torna-se quase "tóxico" e obriga-nos a mudar de canal, para respirarmos e percebermos que existe mais mundo.

Felizmente isso não belisca em nada EUSÉBIO, que ainda vivo, já tinha conquistado a "eternidade". Acho que isso aconteceu porque ele nunca quis ser mais do que o que realmente era, conseguindo inclusive passar ao lado de todas as questões paralelas ao futebol. 

Era recordado pelo que sempre foi: um FUTEBOLISTA FORA DE SÉRIE. Provavelmente é por isso que é a única pessoa de cor sobre quem nunca ouvi qualquer dito racista. 

Esta unanimidade só foi possível porque EUSÉBIO foi de facto um REI dentro dos relvados e pelados. E fora de campo manteve sempre uma postura de serenidade e simplicidade (que só alguns eleitos conseguem manter, passando ao lado de todas passadeiras vermelhas que lhe foram estendidas, tendo a noção exacta da sua mortalidade, mesmo quando os seus feitos o aproximaram das entidades divinas. Maradona e Pélé, por exemplo, nunca lhe chegaram, nem chegarão aos calcanhares, tal é a sua ânsia de quererem ser os "melhores do Mundo"...).

Penso que foi esta sua grandeza de carácter, que fez com que fosse, merecidamente, considerado por tantos milhões, por esse mundo inteiro fora, como o verdadeiro "KING".

Esta é a fotografia que mais gosto de EUSÉBIO, da autoria de Nuno Ferrari, no Mundial de Inglaterra de 1966.

4 comentários:

  1. É dia de Reis. E Eusébio foi um Rei.
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. O Eusébio é o exemplo de como a humildade engrandece o ser humano.
    Um grande homem!

    Bjs e um feliz ano novo

    ResponderEliminar
  3. um rei que não precisou de coroa, Elvira.

    ResponderEliminar
  4. concordo plenamente contigo, Rita.

    ResponderEliminar